Notícia

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Formação - Regionais Centro Sul e Oeste sediaram 2º módulo da ENFOC

Santa Maria do Oeste e Santa Helena debateram em suas regionais História, Concepção, Prática Sindical e Ideologia neste 2º módulo.

No mês de julho a ENFOC Regional passou por Santa Maria do Oeste (Regional Centro Sul) e Santa Helena (Regional Oeste). Em ambas as cidades foram três dias em que os educandos estiveram imersos em muita história de como foi o início do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, assim como da prática sindical e suas ideologias.

Os trabalhos formativos foram conduzidos pelo assessor da Regional Sul da CONTAG, José Lourenço Cadoná, pela assessora de Formação da FETAEP, Paula Shirata, e coordenados pelo secretário de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues. Em Santa Maria do Oeste, a formação também foi acompanhada pelo secretário de Assalariados e de Previdência Rural, Carlos Gabiatto, que fez um resgate histórico sobre o Sindicalismo no Paraná - tema pertinente ao eixo pedagógico desse módulo: “História, Concepção, Prática Sindical e Ideologia”.

“Do processo formativo, em ambas regionais, se discutiu muito a questão da paridade sindical e da sucessão rural, em que alguns participantes lamentaram o fato de muitos jovens desconhecerem a história de lutas e conquistas do MSTTR e, por conta disso, acabam achando que tudo caiu do céu”, comenta o secretário de Formação. Fator este, complementa Rodrigues, que vem a justificar a atuação da FETAEP ao encabeçar o projeto de levar a ENFOC às regionais. “Este resgate é essencial, em especial à juventude que precisa compreender de onde viemos. Apenas com a formação conseguiremos engajá-los para que possam se sentir como parte fundamental do Movimento”, pondera.

 

Vivência pedagógica

ENFOC alia conteúdo à prática

Com o objetivo de aliar a prática com o conteúdo que foi trabalhado em sala, a vivência pedagógica deste módulo teve como objetivo conhecer a estrutura e a atuação sindical de dois Sindicatos de cada Regional. STTR´s de Pitanga e de Santa Maria do Oeste foram os visitados na Regional Centro-Sul; e de Santa Helena e Marechal Cândido Rondon na Regional Oeste.

Dos relatos, os destaques ficaram com o reconhecimento e a valorização do apoio que a FETAEP dá aos Sindicatos nos momentos de dificuldades. Segundo os relatos, tanto a diretoria de Pitanga quanto a de Santa Maria herdaram um Sindicato desestruturado e que hoje, após uma gestão participativa e transparente, contam com sede própria e uma situação econômica estável. “As coisas começaram a melhorar quando voltamos para a FETAEP”, reconheceu o presidente de Pitanga, Dirceu Alves de Lima. Já em Santa Maria, o presidente também salientou: “recorremos à Federação nos momentos de crise e obtivemos o apoio”, valorizou.

Já na Regional Oeste, apesar dos dois Sindicatos se encontrarem em uma Regional da FETAEP bem estruturada, também trazem na sua história grandes relatos sobre os desafios enfrentados. Atualmente, Marechal Cândido Rondon conta com um Sindicato economicamente estável e Santa Helena vem se estruturando depois de um período de dificuldades, em que inclusive a diretoria já chegou a abrir mão de seus salários em favor da manutenção da equipe de funcionários. “Em suma, as vivências possibilitaram uma grande imersão na realidade sindical e o conhecimento das práticas sindicais como elas acontecem de fato”, concluiu Rodrigues.