Notícia

terça-feira, 06 de junho de 2023

Fiocruz Brasília e CONTAG lançam curso sobre bioeconomia das plantas medicinais para agricultores

Objetivo é qualificar pessoas para atuar na cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos

A Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) lançaram, nesta semana, o curso “Bioeconomia das plantas medicinais e fitoterápicos na agricultura familiar”. O objetivo é qualificar agricultores e agricultoras familiares, lideranças e assessorias técnicas para atuar na cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos (PMF) no âmbito da assistência farmacêutica, com ênfase no cultivo e no extrativismo sustentável contribuindo para a implementação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) no Sistema Único de Saúde (SUS).

A agricultora familiar Inês Paladini, que é sócia do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Altônia, que desde o começo dos anos 2000 trabalha dentro dos conceitos de agroecologia, está participando do curso e será uma das propagadoras deste conhecimento sustentável. Ela, além de ser uma voz importante contra o uso de defensivos agrícolas, usa produtos naturais para melhorar a saúde e qualidade da sua produção das pessoas – ela aplica ervas, flores e alimentos em atendimentos de saúde que faz na igreja do município. 

Durante o curso, os participantes estão aprendendo técnicas para o desenvolvimento de sistemas produtivos de plantas medicinais com base nos princípios da agroecologia e do SUS e a estratégia das Farmácias Vivas, com ênfase na qualidade do produto e acesso a mercados, geração de trabalho e renda. O conceito de bioeconomia se refere ao uso sustentável de recursos biológicos para produzir medicamentos, alimentos, energia e materiais renováveis para a indústria. Se baseia na ideia de que os recursos biológicos são fonte de riqueza, e que eles podem ser utilizados de forma inovadora para criar novos produtos e serviços que não apenas gerem benefícios econômicos, mas também promovam a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das pessoa.