Notícia

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fetaep visita famílias que serão desapropriadas pela Usina Baixo Iguaçu

Em defesa das famílias, Fetaep encaminhou depoimentos das famílias prejudicadas a autoridades competentes.

Acampamento perto do local onde deverá ser construído o canteiro de obras da Usina do Baixo Iguaçu.

No dia 22 de julho, a Fetaep e o STTR de Capitão Leônidas Marques visitaram os membros da Associação dos Atingidos do Baixo Iguaçu (ADABI) e conversaram com a algumas famílias que serão desapropriadas para a construção da usina na região. Segundo o secretário de Políticas Agrárias da Fetaep, Marcos Brambilla, cerca de 600 agricultores(as) oriundos de Capitão Leônidas Marques e Capanema deverão ter suas terras desapropriadas.

De acordo com relatos de alguns agricultores acampados perto do local onde deverá ser construído o canteiro de obras da usina, o futuro das famílias é incerto, tendo em vista que a indenização oferecida pelos terrenos é baixa. “Além disso, muitas estão sendo obrigadas a vender grande parte da propriedade, ficando, portanto, com pouca terra para viabilizar a permanência na propriedade”, explica Brambilla.

Um dos casos que chamou a atenção da Fetaep foi a propriedade de um agricultor familiar que possuía três alqueires de terra e está sendo obrigado a vender dois. “A família, que antes trabalhava com a produção de leite, não conseguirá produzir no alqueire remanescente devido à falta de espaço”, informa o secretário de Agrária. Além disso, continua ele, com o valor que estão pagando pela terra, fica impossível a compra de outra propriedade de tamanho semelhante. Segundo a Associação dos Atingidos o valor que está sendo pago pelas terras é o de R$ 41 mil o alqueire, sendo que a média do valor praticado na região é de R$ 80 mil o alqueire.

A Fetaep, em defesa das famílias prejudicadas, enviou aos órgãos competentes – entre eles governo do Estado, Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, Copel (proprietária de parte da Usina) e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) - documento solicitando medidas que assegurem a indenização justa às famílias ou o reassentamento nas mesmas condições que suas propriedades possuíam.