Notícia

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Fetaep solicita ao estado a manutenção da "Tarifa Rural Noturna"

Programa atende 11 mil estabelecimentos agropecuários no PR

A Fetaep enviou uma solicitação ao Executivo estadual para que seja mantida a Tarifa Rural Noturna e sugeriu que o governo promova e incentive a geração de energia renovável no campo. 

Veja a solicitação na íntegra: 

"A FETAEP e seus Sindicatos filiados, ouvindo os agricultores familiares no Estado do Paraná, preocupados com a possível descontinuidade do “Programa Tarifa Rural Noturna”, o que causará aumento de custos da produção agropecuária, solicita do Executivo Estadual a inclusão de recursos financeiros destinado à manutenção do referido programa na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 (LDO).

Atualmente o programa beneficia aproximadamente 11.089 estabelecimentos agropecuários, sua grande maioria de agricultores familiares. Para estes produtores o programa auxilia na diminuição do custo de produção, permitindo a diversificação de atividades agrícolas e melhoria na renda dos agricultores. Em contra partida, o posicionamento da FETAEP é de que o Governo Estadual promova estímulos para a geração de energias renováveis, a exemplo da produção de energia solar.

Esta iniciativa permitirá que os agricultores familiares, que hoje não são beneficiados pela Programa Tarifa Rural Noturna, terão a oportunidade de implementar ações que resultem na preservação do meio ambiente e, a longo prazo, a diminuição de custos de produção."