Notícia

quarta-feira, 30 de maio de 2018

FETAEP RETIRA APOIO À GREVE DOS CAMINHONEIROS

Por conta de seu prolongamento e dos grandes prejuízos causados aos agricultores familiares, FETAEP retira apoio à paralisação dos caminhoneiros

A FETAEP (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares no Estado do Paraná) retira apoio à paralisação dos caminhoneiros por conta de seu prolongamento e dos grandes prejuízos causados aos agricultores familiares, especialmente aos produtores de leite, aves, suínos e aos hortifrutigranjeiros.

Diante do atual cenário de desabastecimento, produtores estão jogando leite fora por falta de transporte aos lacticínios e animais estão morrendo por conta da escassez de alimentos. Há ainda animais que estão em ponto de abate e não estão podendo ser transportados em virtude dos bloqueios e da falta de combustível. E também, em virtude da ausência do transporte, o desabastecimento de frutas, verduras e demais hortaliças nos mercados faz com que os agricultores percam suas produções. Em virtude disso, muitos agricultores familiares não poderão nem mesmo honrar com seus financiamentos bancários de custeio e investimento devido aos prejuízos.


Até o momento a FETAEP foi solidária à causa, uma vez que buscava para o seu público o mesmo objetivo, que era a redução do valor do diesel – insumo altamente necessário para o exercício da atividade agrícola. No entanto, após a obtenção de avanços, apesar de reconhecer que ainda não seja o ideal buscado pela categoria dos caminhoneiros, a Federação considera que seja o momento de retomar o abastecimento do país e desobstruir as rodovias.


Para a FETAEP a paralisação vem tomando um rumo político-ideológico, com a inserção de outros movimentos e bandeiras. Diante disso, pede aos agricultores participantes do ato que retirem seu maquinário e liberem as rodovias. Portanto, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares no Estado do Paraná não apoia mais o ato uma vez que para a agricultura familiar a situação está insustentável. 


No entanto, havendo a normalização no transporte de produtos agrícolas, tanto de alimento para animais quanto para o escoamento da produção para os mercados, a FETAEP poderá manter seu apoio à paralisação dos caminhoneiros se entender necessário. 

Diretoria FETAEP