Notícia

quinta-feira, 11 de abril de 2024

FETAEP realiza sua primeira plenária regional

Dez plenárias preparatórias para o 4º Congresso Estadual Temático serão realizadas de abril a junho

Foi dada a largada à rodada de visitas às dez Regionais da FETAEP para a realização das plenárias preparatórias para o 4º Congresso Estadual Temático da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares, que vai acontecer de 20 a 22 de agosto, em Pontal do Paraná, com o tema “Reorganização e o fortalecimento da atuação sindical”. As plenárias são fundamentais para a análise do documento base - que pautará o evento – e para a eleição dos delegados que participarão do Congresso.

A primeira plenária aconteceu ontem (dia 10 de abril) em Pato Branco (Regional Sudoeste), onde foram eleitos os 10 delegados – entre jovens, mulheres e terceira idade - que participarão do Congresso em Pontal do Paraná. “Foi um momento de refletirmos a nossa prática sindical e os desafios que estamos enfrentando junto à base. Para tal, realizamos um debate aberto em que todos os Sindicatos puderam opinar e sugerir melhorias”, pontua o presidente da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos. O foco, continua ele, é fortalecer a organização dos agricultores familiares para que ela possa levar conhecimento aos trabalhadores sobre nossa ação e as conquistas, como os programas e políticas públicas que fortalecem a produção de comida.

As proposições advindas das plenárias serão incorporadas ao Documento Base do Congresso que, após sua aprovação no Congresso, funcionará como uma espécie de planejamento estratégico, uma vez que deverá nortear a atuação da FETAEP para os próximos quatro anos. Na sexta-feira (dia 12) será a vez de ouvir os dirigentes da Regional Oeste, em Cascavel. As próximas serão Regional Centro-Sul (19/04), Regional Noroeste Umuarama (24/04), Regional Noroeste Paranavaí (26/04), Regional Campo Mourão (15/05), Regional Vale do Ivaí (17/05) Regional Norte Pioneiro (28/05), Regional de Curitiba (11/06) e Regional Norte (14/06).