Notícia

quarta-feira, 07 de dezembro de 2022

Fetaep realiza Encontro de Políticas Sociais

Evento reforça necessidade de ação sindical para atender os anseios da base

Nesta quarta (7) e quinta (8) está sendo realizado o Encontro de Políticas Sociais da Fetaep, na sede da federação em Curitiba, com a presença de coordenadores, representantes e assessores regionais, além de dirigentes sindicais e funcionários de sindicatos de todo o Paraná. A abertura do evento contou com a participação do presidente da FETAEP Marcos Brambilla, a secretária de Políticas Sociais Ivone Francisca de Souza, o secretário de Finanças e Administração José Amauri Denck, do presidente da FETARP Claudinei de Carli, e Vera Lucia Manica, da CTB-Paraná.
Em sua fala de abertura, para receber os convidados, Ivone destacou a necessidade de ação e de se colocar em movimento de toda a estrutura sindical, de forma a atender melhor à base, que precisa ser representada e defendida, com políticas públicas eficientes. Claudinei de Carli, por sua vez, reforçou a importância da aproximação do movimento com a base e a atenção aos clamores que vêm do campo. Para Amauri Denck, a realização de eventos como este é fundamental para a união e a representação da agricultura familiar e dos trabalhadores rurais em todos os cenários. Com a palavra, Marcos Brambilla destacou a missão do movimento sindical de olhar para o campo e torna-lo um lugar viável e rentável para se viver. Segundo ele, as pessoas precisam seguir seus sonhos e, caso seja ficar no campo, elas têm de contar com condições dignas de vida, possibilidade de crescimento, e de viver bem na família e na comunidade. Ele reafirmou a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas para este público, além do acesso à formação e à informação de alternativas de renda para as propriedades, adoção de sistemas de plantio mais sustentáveis, como é o caso do SPDH, que é mais saudável para as pessoas e para o meio ambiente.
Na programação, a primeira palestra da quarta foi com Goretti Bussolo, responsável na área de política para mulheres da Casa Civil do Paraná, sobre Auto-estima para homens e mulheres do campo. Com uma fala emocionante, ela contou sobre sua história de vida, sobre a necessidade de cura e de desenvolver uma auto-estima sustentável e generosa. Em sequência, aconteceu a palestra sobre Saúde na Terceira Idade, com Fernando Castelano Jr, médico reumatologista, especialista em saúde da pessoa idosa e perícia médica judicial. A engenheira agrônoma do CPRA Simone Richter completou as palestras da manhã, com uma fala sobre Agroecologia.