Notícia

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

FETAEP Participa do Seminário de Sucessão Familiar Rural

Evento, em Curitiba, procura trazer mais informações de políticas públicas para permanência dos Jovens do campo.

Entre os dias 8 e 10 de novembro, Curitiba foi sede para o Seminário “Sucessão Familiar Rural”. O evento realizado pelo Emater e Governo do Estado, contou com o apoio da FETAEP e reuniu mais de 40 jovens do meio rural do Paraná.

O presidente da Federação, Ademir Mueller, participou da abertura do evento e falou sobre a importância das políticas públicas e permanência no campo. Discutindo esse tema, o secretário de Juventude, Política Agrária e Meio Ambiente, Alexandre Leal fez, a palestra sobre “ Utilização das Políticas Públicas pelos jovens no estado do Paraná se faz necessária”.

Além de mostrar o trabalho realizado pela FETAEP para formação dos jovens, como também para trazê-los mais próximos do movimento sindical, ele citou os diversos programas que podem beneficiar os novos trabalhadores e trabalhadoras rurais, dentre eles destacam-se os mais importantes para jovens agricultores: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Habitação Rural e Crédito Fundiário. Serviram de referência para os jovens presentes no decorrer do seminário.

"A FETAEP trabalha para que todos os jovens rurais tenham acesso à terra, habilitação, educação, cultura, lazer, entre outros. Faz-se necessário que estes jovens também participem dos seminários organizados pelo STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) do seu município, alcançando o conhecimento de todas as políticas públicas para o meio rural. Temos que avançar sempre, retroceder jamais. Por isso, a Federação está desenvolvendo atividades formativas", ressalta.

O que os jovens pensam?

Para os jovens Matheus Cristian Piran, de 16 anos, e Gabrielli Fortuna, de 17 anos, esses eventos são fundamentais para debater a agricultura familiar. “Eu quero permanecer no campo, mas preciso de incentivo, apoio e estudos”, relata Piran, que já trabalha na propriedade da família. “Tem muita gente que não conhece os programas e como acessá-los. Esses eventos são de grande importância para conhecermos e levarmos aos outros jovens”, fala Gabrielli, que pretende se formar em Medicina Veterinária e usar todo o seu conhecimento no campo.