Notícia

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Fetaep participa de Seminário Nacional sobre as Políticas Sociais para o Desenvolvimento Rural

Ação busca fortalecer atuação do movimento sindical em áreas como educação, saúde e previdência

O Coletivo de Políticas Sociais se reuniu com as Fetags entre os dias 13 a 15 de junho, na Contag, para o Seminário Nacional: Balanço sobre as Políticas Sociais para o Desenvolvimento Rural. O evento contou com a participação da secretária de Políticas Sociais da Contag, Edjane Rodrigues Silva, e da secretária de Políticas Sociais da Fetaep, Ivone Francisca de Souza.
O principal objetivo do evento foi discutir a situação atual das políticas sociais para o desenvolvimento rural. Entre as conclusões está a necessidade de fortalecer a atuação articulada do movimento sindical (Contag, Federações e Sindicatos), nas áreas de Educação do Campo, Saúde, Proteção Infanto-Juvenil, Previdência e Sindicalismo Rural, enquanto estratégias de desenvolvimento rural, e buscar alternativas para as questões apontadas pelos debates a partir dos desmontes das políticas sociais para o Campo, Floresta e Águas.
“Nos reunimos para discutir como a conjuntura atual tem afetado a vida da população rural e construir estratégias coletivas e compromissos de todo o movimento sindical. São vários dados e relatos de desmonte da estrutura, fechamento de escolas do campo, falha nas práticas integrativas de saúde, denúncias de trabalho infantil, entre outros, que precisamos levar para os sindicatos e para a sociedade, envolver os agentes públicos”, comenta Ivone.