Notícia

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Fetaep participa de oficina nacional de Comunicação Popular na Contag

Evento reuniu dirigentes, assessores de comunicação e comunicadores populares de todos os estados

Comunicação popular para libertar e fortalecer esteve no centro dos debates da Oficina Nacional de Comunicação Popular e Tecnologias da Informação, realizada pela Contag nos dias 6 e 7 de dezembro. A oficina reuniu em Brasília dirigentes sindicais, assessores de comunicação das Federações de Trabalhadores(as) Rurais de diversos estados, entre eles da Fetaep, e representantes da rede de comunicadores populares dos estados.
O presidente da Federação no Paraná, Alexandre Leal dos Santos, que também é o responsável pelo departamento de Comunicação, acompanhou os dois dias de debates e reafirmou o compromisso em impulsionar a comunicação popular junto à base da Fetaep. Ao lado da Contag - com discursos alinhados e ações sincronizadas - concentraremos esforços para construir uma comunicação em que os sujeitos do campo se identifiquem", comentou. Uma das principais demandas do grupo foi destacar o protagonismo dos homens e mulheres do campo na comunicação do MSTTR.
Outra necessidade, continuou ele, será construir uma relação com a mídia para conquistar a opinião pública em favor do Movimento Sindical da categoria trabalhadora rural. O presidente da Contag, Aristides Veras dos Santos, enalteceu a presença de Alexandre neste importante espaço de debates e construções coletivas, demonstrando que o Paraná está retomando um espaço que estava deixado de lado.

Curso de Comunicação Popular vem aí!
A Contag anunciou que a plataforma de Cursos Inovar vai crescer. A plataforma, que conta atualmente com os cursos de Agroindústria Familiar, Quintais Produtivos, Avicultura e Bovinocultura de Leite, destinados aos jovens rurais, terá a partir do ano que vem cursos de Comunicação Popular, Apicultura e Cafeicultura, que serão, provavelmente, para públicos de todas as idades.
O grupo que participou da Oficina Nacional de Comunicação Popular e Tecnologias da Informação discutiu a novidade, analisou a proposta e deu sugestões para tornar o curso mais abrangente, prático e interessante para os comunicadores da base. O curso de Comunicação Popular deve trazer conhecimentos básicos sobre Comunicação Popular, destacando a luta pela democratização da comunicação, combate à desinformação e atuação em rede. Também serão apresentadas dicas de produção de cards e vídeos, de redação e de registros fotográficos na perspectiva de uma comunicação com afeto, popular e humanizada. Serão quatro módulos, cada um com quatro aulas, conteúdo para aproximadamente 40 minutos de aula, quiz ao final de cada módulo e trabalho de conclusão de curso.

Comunicação em rede
Os participantes da Oficina de Comunicação participaram de trabalhos em grupos, divididos pelas regionais, para discutir estratégias e planejamentos conjuntos para a área de comunicação. Integrantes das comitivas de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul conversaram sobre as atividades realizadas, desafios e ações a realizadas em conjunto, para fortalecer a ação sindical na região Sul.