Notícia

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Fetaep participa de Oficina de Desenvolvimento Temático e Aprofundamento Metodológico na Contag

Oficina tem como objetivo discutir desafios da organização sindical e do trabalho de base

Dirigentes e assessores da CONTAG e das Federações de todo o País estão reunidos nesta semana, em Brasília, na Oficina de Desenvolvimento Temático e Aprofundamento Metodológico. A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) está participando do encontro, com a vice presidente Ivone Francisca de Souza e a assessora Maristânia Szulak Izé. Realizada pela Confederação, a oficina tem como objetivos construir unidade pedagógica nos processos formativos dos Sindicatos, Federações e CONTAG, fortalecer a atuação de dirigentes e lideranças da Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC, e discutir sobre os desafios da organização sindical e do trabalho de base no atual contexto, e o Plano de Formação de Base.
Após a abertura política, na manhã desta terça-feira (26), o companheiro Clemente Ganz Lúcio, do Fórum das Centrais Sindicais, fez uma análise de conjuntura sobre os desafios estruturais e conjunturais da atualidade e os seus impactos para a organização dos sujeitos do campo, da floresta e das águas. Na sequência foi realizado um profundo debate com os/as participantes.
Ao longo da semana, a programação da oficina também contará com outras reflexões e trabalhos em grupos sobre organização sindical e trabalho de base; plano de ação de formação de base; Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas; entre outros temas.
“Esta programação lança um olhar sobre os nossos principais desafios, sobre como estamos organizando as pessoas do campo e as instituições sindicais. O trabalho de base precisa ser encarado como estratégia permanente, por meio de educação, processos formativos e campanhas, que reforçam o papel dos nossos sindicatos”, comenta Ivone.