Notícia

quinta-feira, 09 de novembro de 2023

Fetaep participa da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Na ocasião, foram homologados os conselheiros estaduais do Consea: Márcio Serenini e Edilson Santos

Está acontecendo até esta quinta (09/11), em Foz do Iguaçu, a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem como tema “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a Fome e Garantir Direitos”. O evento discute temas como saúde, combate à fome e estímulo à agricultura agroecológica e orgânica para elaborar propostas à conferência nacional.
A Conferência destaca o sucesso das iniciativas desenvolvidas no âmbito estadual, e conta com a participação de aproximadamente 500 representantes de todas as regiões do Estado, entre agricultores familiares, gestores públicos municipais e estaduais, representantes do governo federal, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) está sendo representada pelos dirigentes sindicais Paulo Sanitá (Tamboara), Jairo Correa de Almeida (Ubiratã), Miguel Treziak (Contenda), Claudio Zeni (Capitão Leônidas Marques), Marcio Serenini (São Tomé), José Rubens (Tamarana), Florisvaldo Xavier Dias (Guapirama) e Anivaldo Mendes (Ivaiporã). Na ocasião, foram homologados os conselheiros estaduais do Consea: Márcio José Serenini e Edilson Santos (Irati).
O Paraná é o estado com mais municípios integrados ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com 222 adesões, além de outras 30 que estão em análise. Com isso, essas cidades têm acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais. A segurança alimentar está entre os principais focos de trabalho do governo estadual, com inúmeras ações voltadas à parcela de paranaenses mais vulnerável e à população em geral, além de garantia de renda aos pequenos produtores rurais.
A Conferência tem o desafio de construir um consenso entre as demandas urgentes e prioritárias da segurança alimentar e as propostas debatidas e aprovadas serão levadas para a Conferência Nacional em dezembro, em Brasília. Neste ano, pela primeira vez, os 399 municípios paranaenses realizaram conferências municipais e, na sequência, foram promovidas 22 conferências regionais.