Notícia

sexta-feira, 02 de junho de 2023

Fetaep participa da primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná

Premiação teve como objetivo escolher os melhores queijos do Estado

A Fetaep participou da primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná, realizado nesta quinta-feira (1º), que teve por . O grande vencedor da noite foi o queijo Parmesão, da Frimesa, de Marechal Cândido Rondon, acompanhado por outros nove queijos que ganharam a pontuação superouro: o queijo temperado e o queijo colonial ao vinho, da Tia Nena Produtos Coloniais, de Cantagalo; o queijo tome negro do Oeste, da Produtos Elis, de Diamante d'Oeste; o queijo maturado, da Serra Dos Macacos, de Nova Laranjeiras; o queijo tipo appentzeller, da Cooperativa Agroindustrial Witmarsum Ltda, de Palmeira; o queijo meia cura, da Queijos da Célia, de Santana do Itararé; e os queijos mananciais, maná meia cura com fungo e maná safraz, de Leomar Melo Martins, de Santana do Itararé. O concurso também condecorou outros 28 concorrentes com a medalha de bronze, 30 ganharam a de prata e 30 conquistaram a de ouro.

 A avaliação e premiação dos queijos ocorreu em evento realizado no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, ao longo deste 1º de junho – em que se celebra o Dia Mundial do Leite. O Prêmio Queijos do Paraná é uma realização do Sistema FAEP/SENAR-PR, do IDR-Paraná, do Sebrae-PR e o Sindileite-PR, e que contou com mais 28 instituições apoiadoras, entre elas a FETAEP. Segundo o presidente da FETAEP, Marcos Brambilla, que participou da cerimônia de premiação, o Prêmio Queijos Paraná trouxe reconhecimento de agricultores familiares, que, conseguem, apesar do pequeno porte, desenvolver bons produtos, por meio de processos corretos, desenvolvimento técnico, focando na qualidade o no valor agregado dos produtos. “Eventos como este mostram a qualidade da nossa produção e dos nossos produtores, o que demonstra que estamos no caminho certo ao incentivar o trabalho e o desenvolvimento dos nossos agricultores familiares. Sem contar, que a premiação serve de estímulo para outros produtores, que têm condições de participar também, mostrando a qualidade do nosso queijo, um alimento fundamental na mesa dos brasileiros”, comenta.

No total, 297 concorrentes foram avaliados. O julgamento se deu em três fases. Na primeira delas, os jurados analisaram os queijos a partir de critérios técnicos e sensoriais, de acordo com a categoria em que cada um se inscreveu. Para isso, cada jurado participou de um curso de formação, promovido pelo próprio Prêmio Queijos do Paraná. Nesta etapa, os participantes concorreram consigo mesmo: eles receberam pontos, que variavam de 0 a 20. Os que obtiveram 14 pontos, ganharam a medalha de bronze; quem atingiu 16, garantiu a de prata; e quem fez 18 pontos conquistou a medalha de ouro.

A assessora de política agrícola da FETAEP, Ana Paula Conter Lara, foi uma das juradas e participou dos treinamentos técnicos e sensoriais realizados pelos patrocinadores do evento, o que foi fundamental para garantir, de acordo com ela, uma análise mais uniforme, técnica e isenta na seleção desses queijos. “Fiquei impressionada com a qualidade dos queijos inscritos, com a criatividade dos agricultores e com o profissionalismo dos envolvidos”, destaca ela, que participou do julgamento dos queijos autorais.

Na segunda fase, os queijos premiados com o ouro passaram por uma nova avaliação, em que os jurados avaliaram se eles mereciam ser condecorados com a medalha super ouro e qualificados à fase final. Nesta etapa, realizada no Auditório do MON, os 10 super ouro foram submetidos a um novo julgamento, feito por 10 jurados. O júri provou um dos queijos por vez, atribuindo a nota na hora – exibindo-a em uma plaquinha. Além disso, cada jurado foi destacado para defender um dos concorrentes, falando sobre as qualidades do produto.

Os vencedores poderão ostentar os selos das medalhas nas embalagens de seus produtos. Os inscritos são provenientes de todas as regiões do Estado e concorreram em 16 categorias. A categoria com maior número de concorrentes é a que reuniu queijos tipo minas artesanal ou colonial, que somou 72 concorrentes. A categoria de criações especiais – como os queijos aromatizados ou condimentados com outros ingredientes, como doces, ervas ou café – teve 57 inscritos. Outros 47 produtos participaram na categoria para similares à muçarela ou cacciocavalo. Os outros participantes, se dividiram entre as demais categorias.