Notícia

segunda-feira, 12 de março de 2012

Fetaep no III Encontro de Mulheres Rurais da América Latina e Caribe

Mais de 200 mulheres de 14 países participaram do III Encontro de Mulheres Rurais da América Latina (ENLAC), que aconteceu de 5 a 9 de março.

Mais de 200 mulheres de 14 países participaram do III Encontro de Mulheres Rurais da América Latina (ENLAC), que aconteceu de 5 a 9 de março. Dentre elas, a coordenadora estadual de Mulheres da Fetaep, Mercedes Panassol Demore, estava entre as três representantes do Brasil.

Durante o ENLAC, as mulheres debateram questões importantes em torno da terra, da água, da violência e da participação das mulheres na política. Segundo Demore, o encontro foi de suma importância uma vez que propiciou a troca de experiências, de dificuldades e também das conquistas. “Além disso, foi possível perceber como o Brasil está avançado quando o assunto é políticas públicas de incentivo à agricultura”, destacou.

De acordo com ela, o Brasil é um dos únicos países que – graças à atuação do Movimento Sindical – possui programas como o Aquisição de Alimentos, o Alimentação Escolar, o Pronaf, a Previdência e a Assistência Social, entre outros. “Vivemos dentro do nosso universo e não temos noção das dificuldades alheias, como a seca, a pobreza e a falta de políticas públicas”, salientou a secretária de Mulheres da Fetaep. Para ela, o Brasil está no caminho certo e diante disso recomenda: “continuem se organizando em cooperativas e se interando cada vez mais das ações e lutas do Movimento Sindical”, afirma.

Durante o encontro, o principal tema discutido foi a problemática em torno do acesso à terra por parte das mulheres – já que na maioria desses países elas não têm esse direito. O encontro foi encerrado com a formulação de um documento que será entregue aos governantes de cada país presente e também a Organizações das Nações Unidas. Além disso, a secretária de Mulheres da Fetaep também comemorou seu aniversário e o dia da Mulher juntamente com as demais delegadas do evento e com o prefeito de Santo Domingo, Geovanny Benitez.

Mercedes Demore compôs a delegação da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), juntamente com a vice-presidente da Contag, Alessandra Lunas, e a coordenadora de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Alaíde Moraes.