Notícia

segunda-feira, 04 de junho de 2012

Fetaep marcou sua presença no 18º Grito da Terra Brasil

Comitiva paranaense foi formada por 150 participantes que juntos aos 8 mil participantes gritaram por melhores condições de vida e de trabalho no campo.

O Grito da Terra Brasil (GTBR), principal agenda do movimento sindical do campo brasileiro, aconteceu entre os dias 29 e 30 de maio em Brasília. O Paraná foi representado por 150 trabalhadores rurais, entre dirigentes sindicais da diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) – Ademir Mueller, Jairo Correa, Marucha Vettorazzi e José Carlos Castilho, e de alguns Sindicatos, além de agricultores familiares e assalariados rurais. O GTBR é uma mobilização promovida pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), apoiada pelas Federações e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Neste ano de 2012, a Fetaep enviou 3 ônibus para a mobilização.
 
A manifestação, por possuir um caráter reivindicatório, pode ser considerada como uma espécie de data-base dos agricultores familiares, dos trabalhadores sem-terra e dos assalariados e das assalariadas rurais brasileiras. “Os pontos centrais desta 18ª edição do Grito giraram em torno de um desenvolvimento rural com distribuição de renda e de riqueza para combater as desigualdades no campo”, comenta o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. Segundo ele, a sustentabilidade econômica social e ambiental com a garantia de produção de alimentos saudáveis é essencial para a construção de um campo mais igualitário. Outros destaques importantes do Grito da Terra foram as cláusulas relacionadas à ampliação e à garantia dos diretos sociais com qualidade de vida no campo e nas florestas.

De acordo com Mueller, a pauta foi ampla e reuniu várias outras reivindicações relativas às políticas agrícolas (assistência técnica, crédito), à reforma agrária (desapropriação e compra de terras, crédito fundiário, criação e manutenção de assentamentos), às questões salariais (cumprimento e ampliação das leis trabalhistas) e às políticas sociais (saúde, previdência, educação e assistência social).