Notícia

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fetaep marca sua presença no 18º Grito da Terra

Comitiva paranaense é formada por 150 participantes que juntos gritarão por melhores condições de vida e de trabalho no campo



O Grito da Terra Brasil (GTBR), principal agenda do movimento sindical do campo brasileiro, acontece entre os dias 29 e 30 de maio em Brasília. O Paraná estará sendo representado por 150 trabalhadores rurais, entre dirigentes sindicais da diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) e de alguns Sindicatos, além de agricultores familiares e/ou assalariados rurais. O GTBR é uma mobilização promovida pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais), apoiada pelas Federações e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Neste ano de 2012, a Fetaep enviará 3 ônibus para o Grito da Terra em Brasília.
 
A manifestação pode ser considerada como uma espécie de data-base dos agricultores familiares, dos trabalhadores sem-terra e dos assalariados e das assalariadas rurais brasileiras, por possuir um caráter reivindicatório. “Os pontos centrais desta 18ª edição do Grito giram em torno de um desenvolvimento rural com distribuição de renda e de riqueza para combater as desigualdades no campo”, comenta o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. Segundo ele, a sustentabilidade econômica social e ambiental com a garantia de produção de alimentos saudáveis é essencial para a construção de um campo mais igualitário. Outro ponto importante do Grito da Terra são as cláusulas relacionadas à ampliação e à garantia dos diretos sociais e culturais com qualidade de vida no campo e nas florestas.
 
De acordo com Mueller, vale destacar que a pauta é ampla e reúne várias outras reivindicações relativas às políticas agrícolas (assistência técnica, crédito), à reforma agrária (desapropriação de terras e criação e manutenção de assentamentos), às questões salariais (cumprimento e ampliação das leis trabalhistas) e às políticas sociais (saúde, previdência, educação e assistência social). Confira abaixo a pauta do 18º Grito da Terra Brasil.
 
Histórico - O primeiro Grito da Terra Brasil foi organizado em 1995 e teve como saldo imediato a criação de uma linha de crédito no valor de R$ 1,5 milhão para a agricultura familiar. A série de Gritos da Terra Brasil rendeu importantes conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, a exemplo da criação do criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); e da melhoria das condições de trabalho dos assalariados e das assalariadas rurais. O aumento sucessivo dos recursos do Pronaf é resultado direto das negociações da Contag com o governo federal durante as mobilizações do Grito da Terra Brasil.

Arquivo(s) sobre esta nóticia