Notícia

sexta-feira, 31 de março de 2017

FETAEP marca presença na III Copeleite de Loanda

A Federação foi representada pelo delegado da Regional 4, Paulo Roberto Sanita.

Entre 29 e 31 de março, aconteceu a III Copeleite no parque de exposições do município de Loanda. A FETAEP, representada pelo delegado da Regional 4, Paulo Roberto Sanita, participou da abertura do evento, que contou com a visita de várias caravanas de agricultores familiares. Promovida pela Copagra e Instituto Emater, a exposição visa fortalecer a pecuária de leite que tem grande importância econômica na região Noroeste do estado.

Os organizadores afirmam que a intenção da feira é motivar os produtores para que adotem um sistema de produção mais rentável e competitividade. Além disso, os extensionistas promovem o intercâmbio entre produtores de leite e divulgam os resultados econômicos do programa Leite Mais (Modelo de Assistência técnica de Intensificação Sustentável), com validação do IAPAR e Emater.

Para muitos produtores, a atividade é uma fonte mensal de renda, além de significar uma oportunidade de ofertar trabalho e emprego no meio rural. A criação de gado leiteiro está entre as seis principais atividades econômicas que contribuem na composição do VBP (Valor Bruto da Produção) de 24 municípios da região. A região de Paranavaí reúne atualmente cerca de 3.000 produtores de leite e a produtividade média fica entre 7 e 8 litros/animal/dia.