Notícia

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fetaep levará mais de 5 mil trabalhadores rurais ao Show Rural 2012

Segundo um trabalhador que participou da edição passada, no Show Rural a negociação é sempre melhor, além de encontrar mais variedades de marcas e produtos

Recepção aos trabalhadores rurais no estande da Fetaep na edição de 2011
 


De 06 a 10 de fevereiro mais de 100 caravanas de todas as regiões do Estado seguirão rumo a Cascavel levando cerca de 5 mil trabalhadores rurais - sendo a grande maioria agricultores familiares – para participar do Show Rural Coopavel 2012. Pelo 7º ano consecutivo, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Região Oeste e Sudoeste, em parceria com o Senar, se mobilizam para propiciar aos trabalhadores uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos.

Durante todos os dias da semana, as caravanas serão recepcionadas no estande da Fetaep, onde receberão orientações sobre o Show Rural e serão encaminhados aos principais pontos de interesse da agricultura familiar. A recepção será feita pelos diretores da Fetaep - Ademir Mueller, Mário Pléfk, Aristeu Ribeiro, Marcos Brambilla, José Carlos Castilho, Marucha Vettorazzi, Mercedes Demore – que se revezarão durante toda semana do evento para, dessa forma, representar a entidade durante todos os dias. Além deles, demais dirigentes da regional Oeste e Sudoeste da Federação também estarão presentes.

Segundo o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, o Show Rural representa uma grande escola a céu aberto, em que os trabalhadores podem conhecer e aprender novas técnicas para melhorar suas produções. “Muitos acreditam que o Show Rural é destinado apenas aos grandes produtores, porém reconhecemos a importância do evento também para os agricultores familiares”, destaca Mueller, dizendo ainda que muitos aguardam o ano inteiro para investir em suas propriedades durante o evento.

Esse é o caso de João Armindo Loff, de 68 anos, morador de Missal, um dos participantes da edição de 2011. Para ele, o Show Rural é um espaço de investimento. “Em 2010, comprei uma roçadeira para o trator e agora em 2011 quero dar uma olhada nos preços da desnatadeira de leite”, comentou durante sua visita ao estande da Fetaep. Em sua propriedade, de pouco mais de 10 alqueires, ele planta milho e soja e mantém o pasto para as vacas de leite. Segundo ele, no Show Rural, a negociação é sempre melhor, além de encontrar mais variedades de marcas e produtos.

Outra visitante assídua do Show Rural é a trabalhadora rural Celestia Irma Tavares, 62 anos. Ela afirma que já aprendeu muito com o Show Rural, principalmente no que diz respeito ao milho – um dos carros chefe de sua propriedade que tem pouco mais de um alqueire. “Antes, eu e meu esposo plantávamos o milho em qualquer época do ano e de qualquer jeito. Hoje, graças às palestras que assistimos aqui, já sabemos qual é o melhor período para plantar e também qual o tipo de semente que devemos utilizar”, contou.