Notícia

terça-feira, 19 de março de 2024

FETAEP leva à Copel queixas referentes às quedas constantes de energia no campo

Quedas constantes de energia atingem diretamente os agricultores(as) familiares do interior do PR

Para tratar das quedas constantes de energia que atingem diretamente os agricultores(as) familiares do interior do Estado é que o presidente da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, participou de uma reunião ontem (dia 18) com o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slavieiro. Durante o encontro, proposto pelo deputado estadual Luis Corti, também presidente da comissão de Minas, Energia e Água, a FETAEP salientou os prejuízos constantes que a agricultura familiar vem sofrendo devido às quedas - principalmente na cadeia produtiva de proteína animal, como frango, suíno, leite, entre outras. “Como encaminhamento já solicitamos, via ofício, a criação de um grupo de acompanhamento com vistas a minimizar os impactos e as quedas”, disse Alexandre Leal dos Santos.

Segundo o presidente da Copel, inúmeros investimentos estão sendo realizados em diversos municípios do Estado que podem chegar na casa dos 2,1 bilhões em 2024. Além disso, justificou que a falta de investimentos nos serviços de transmissão nos anos anteriores podem estar relacionados às frequentes quedas de fornecimento. O deputado Luis Corti mencionou a necessidade da modernização da empresa em geração e transmissão de energia e os fatores climáticos que aumentam as tempestades e, por sua vez, ocasiona quedas de árvores sobre as linhas de transmissão, descargas elétricas sobre transformadores, entre outros. O assessor jurídico da FETAEP, Adilson Korchak, também esteve presente.

Além da FETAEP, representantes de diversos segmentos da sociedade como FIEP, OCEPAR,  Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado do Paraná (SINDARUC), Associação Comercial do Paraná, da Industrial e do Comércio participaram da reunião. Cada uma relatou suas dificuldades com grandes prejuízos no campo.