Notícia

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fetaep já traça diretrizes do 1° Congresso dos Trabalhadores Rurais

Diretores, assessores e funcionários da Fetaep já estão se mobilizando para a realização do 1° Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Paraná

Diretores, assessores e funcionários da Fetaep já estão se mobilizando para a realização do 1° Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Paraná – que deverá acontecer de 16 a 18 de março de 2011, em Curitiba. A primeira reunião aconteceu no dia 16 de agosto, na sala de reuniões da Fetaep. O principal propósito do encontro foi traçar algumas diretrizes de atuação referente ao Congresso e já estabelecer alguns prazos e metas para a elaboração do documento base a ser enviado até o dia 15 de setembro aos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Paraná (STTR´s).
 
Segundo o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, o documento base deverá ser composto com dados e propostas dos seis principais eixos de atuação da Fetaep, sendo eles: 1 - Formação e organização sindical; 2 - Política agrícola; 3 - Política agrária e meio ambiente; 4 - Políticas sociais; 5 - Assalariamento; 6 - Finanças e administração. “Além disso, também solicitamos ao Dieese um estudo sobre a atual conjuntura política e econômica do Paraná e da categoria dos trabalhadores rurais que fará parte do documento base”, destacou Mueller.

O edital de convocação do Congresso também deverá ser publicado até o dia 15 de setembro e deverá constar praticamente todas as informações referente ao evento, tais como: programação; prazos para inscrição de delegados titulares e suplentes; prazos para registro de candidatura da diretoria, do conselho fiscal e dos respectivos suplentes para a gestão 2011/2015; e informações referentes à votação, às datas e aos locais das dez plenárias regionais que deverão de 18 de outubro a 19 de novembro de 2010.

Em virtude disso, Mueller pediu a colaboração de todos para que dentro de um mês praticamente tudo já esteja definido. “Estamos aqui discutindo o futuro do movimento sindical rural no Paraná, por isso ressaltamos a importância da atuação de vocês”, comentou Mueller.

Para a organização do 1º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Paraná, a Fetaep está contando com o apoio do assessor da Regional Sul da Contag, José Cadoná - que tem uma grande experiência com a organização de eventos desse porte. A Fetaep está com a expectativa de que mais de 400 pessoas participem do Congresso.