Notícia

quinta-feira, 02 de junho de 2016

FETAEP inicia divulgação do Plano Safra 2016/2017

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 vai disponibilizar este ano uma verba de R$ 30 bilhões para o financiamento de projetos.

Lançado no último dia 13 de maio, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 vai disponibilizar este ano uma verba de R$ 30 bilhões para o financiamento de projetos individuais ou coletivos nas operações do PRONAF. Além disso, os juros para a produção de alimentos como arroz, feijão, batata, trigo, café, leite e outras culturas, assim como a criação de gado leiteiro, abelhas, peixes, ovelhas e cabras foram reduzidos de 5,5% para 2,5% ao ano.

Todas as agricultoras e os agricultores podem buscar o acesso às linhas de crédito por meio das diferentes modalidades do programa, como PRONAF Jovem, PRONAF Mulher, PRONAF Mais Alimentos, PRONAF Agroindústria, entre outros. Para o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, o novo Plano Safra traz uma série de medidas inovadoras e positivas para a agricultura familiar, muitas delas resultantes da demanda requerida pelo MSTTR junto ao Governo Federal.

Uma das mudanças do Plano Safra para este próximo ano agrícola, que se inicia em 1º de julho de 2016, é a redução dos juros, que estavam batendo 5,5% na maioria das linhas e impediam a busca pelo crédito por parte do agricultor. Os juros agora baixaram para 2,5% ao ano. “Nós conseguimos conquistar essa volta a um patamar mais adequado a nossa realidade, considerando principalmente esse período difícil da economia”, afirma Brambilla. “Nosso público é mais ponderado e, é mais provável, o agricultor deixar de buscar crédito do que apostar em um juro alto em um mercado incerto”, destaca ele. A redução dos juros facilita e incentiva um maior giro de recursos na compra de insumos, maquinários e animais. Para a agricultura familiar, isso favorece o aquecimento do mercado estimulando o comércio regional e a economia em um panorama geral.


Arquivo(s) sobre esta nóticia