Notícia

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fetaep funda Cooperativa Habitacional Rural do Paraná

Antes mesmo de ser oficialmente fundada, a Cooperativa Habitacional do Paraná (COOHARP) já contava com 32 sócios fundadores que estiveram presentes na solenidade de fundação

Antes mesmo de ser oficialmente fundada, a Cooperativa Habitacional do Paraná (COOHARP) já contava com 32 sócios fundadores que estiveram presentes na solenidade de fundação. No dia 31 de maio, além deles a Fetaep também reuniu mais de 40 lideranças sindicais, sua diretoria executiva, o deputado Assis do Couto e dois representantes da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes), Maria Matilde Machado (tesoureira) e Luiz Borille (assessor jurídico). Após a fundação, que contou com 75 participantes, a assembleia aprovou o estatuto da COOHARP e elegeu o conselho administrativo.

O presidente administrativo eleito foi Aristeu Ribeiro, que é diretor da Política de Habitação Rural da Fetaep. Segundo ele, há dois anos a Fetaep já vinha amadurecendo a ideia de fundar a Cooperativa - que é um importante instrumento que está nas mãos dos trabalhadores rurais e que vai facilitar e acelerar a liberação de recursos para a construção, reforma e ampliação de habitações rurais de agricultores familiares e assalariados rurais.

De acordo com o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, entre os objetivos da Cooperativa, um dos principais será o de dar suporte à Caixa Econômica Federal, que ainda desconhece as particularidades que envolvem a habitação rural. “A Caixa é uma sumidade quando falamos em habitação urbana, porém ainda está engatinhando quando a habitação é no meio rural”, fala.

Além disso, Mueller garantiu o apoio da Fetaep que, num primeiro momento, cedeu um espaço para o funcionamento da Cooperativa e dará todo o suporte necessário. “Enquanto vocês ainda não têm recursos para a aquisição de uma sede própria, podem contar com as nossas instalações e apoio”, garantiu.

O deputado Assis do Couto iniciou seu discurso dizendo que ainda há muitas casinhas a serem construídas no Paraná e que a COOHARP terá um papel fundamental para a concretização daquele que é o sonho de milhares de trabalhadores rurais: moradia digna. “Decisão acertada e corajosa, além de histórica. Parabéns à Fetaep”, disse o deputado.