Notícia

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

FETAEP em solos internacionais

Secretário de Juventude da FETAEP representa o Movimento Sindical no evento Madre Terra, em Milão, na Itália.

De 3 a 6 de outubro, o secretário de Juventude da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, esteve em Milão, na Itália, representando o MSTTR na discussão sobre o futuro da alimentação. O evento, denominado TERRA MADRE JOVEM, foi um grande encontro mundial de jovens produtores que lutam por um sistema alimentar bom, limpo e justo. Para Alexandre, o Brasil mostrou bons exemplos de organização sindical na busca por melhores políticas públicas.

Levamos a nossa organização e o nosso trabalho de mais de 50 anos para fora do Brasil. Não levamos apenas o discurso, mas sim exemplos palpáveis de como as pessoas no Brasil estão produzindo, mesmo diante do grande desafio em torno da adesão do método agroecológico de produção”, comenta. Entre os exemplos levados pela comitiva brasileira estava a produção de mel, queijo e o modo de se trabalhar com abelhas sem ferrão. “Apresentamos tudo que fortalece a agricultura familiar no Brasil com vistas a sucessão rural”.

Além dos jovens camponeses e agricultores familiares, também estiveram presentes chefs de cozinha e estudantes em gastronomia. “Todos movidos pela mesma preocupação em torno da alimentação saudável e da produção agroecológica”, comentou.