Notícia

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fetaep e STTR´s levaram 5 mil trabalhadores ao Show Rural

Este é o 6º ano que a Fetaep participa de forma organizada

Estande da Fetaep - um dos mais movimentados de toda a feira

De 07 a 11 de fevereiro, 120 caravanas contendo, ao todo, 5 mil trabalhadores rurais foram levadas ao Show Rural, em Cascavel, pela Fetaep e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Região Oeste e Sudoeste, em parceria com o Senar. Os diretores da Fetaep - Ademir Mueller, Mário Pléfk, Aristeu Ribeiro, Jairo Correa e Marcos Brambilla – se revezaram durante a semana para recepcionar os trabalhadores. Além deles, o delegado, o coordenador e outros dirigentes regionais também se fizeram presentes.

No estande da Fetaep, os trabalhadores recebiam orientações sobre o Show Rural e eram encaminhados aos locais de interesse da agricultura familiar. Além disso, também ouviam uma pequena palestra sobre a importância da atuação do movimento sindical. “Continuem prestigiando o sindicato de vocês. As melhorias como, por exemplo, as que ocorreram no Pronaf, na Habitação Rural, no Fundo de Aval, entre outras, não vieram por acaso”, comentou o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, durante a recepção dos trabalhadores no 1º dia de Show Rural.

"Sozinhos, somos pequenos e fracos. Unidos, somos grandes e fortes”, salientou o secretário geral da Fetaep, Aristeu Ribeiro, em sua fala aos trabalhadores. Entre os objetivos da Fetaep, disse ele, é mostrar que é possível continuar no campo de forma sustentável com pequenas medidas. Jairo Correa, tesoureiro da Fetaep, enfatizou justamente esse tema. De acordo com ele, o Show Rural não é voltado apenas ao grande produtor, mas também ao pequeno, com preços acessíveis. “Aproveitem a tecnologia em prol da propriedade de vocês”, destacou. Para o vice-presidente da Fetaep, Mário Pléfk, o evento se trata de uma grande escola a céu aberto.

A orientação geral era a de que os trabalhadores observassem as novidades voltadas aos pequenos produtores. “Visitem a Emater, onde poderão assistir palestras sobre produção agrícola, meio ambiente, biodiversidade, mata ciliar, entre outros temas. Verifiquem também os canteiros com variedades em agricultura, pecuária e agroecologia”, recomendava o presidente da Fetaep, Ademir Mueller.

Dentre as 120 caravanas, a Fetaep destaca a participação dos municípios de Três Barras do Paraná, Catanduvas, Braganey, Nova Aurora, Tupãssi, Maripá, Iguatu, Ubiratã, Jesuitas, Iracema do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Espigão Alto do Iguaçu, Medianeira, Missal, Santa Helena, Assis Chateaubriand, entre outras.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Show Rural 2011

fotos desta galeria