Notícia

quinta-feira, 07 de março de 2024

FETAEP e Sindicatos mobilizam 3000 mulheres de 20 municípios do Paraná

8 de março - Violência doméstica segue no centro dos debates visto que índices seguem subindo

8 março – Dia Internacional da Mulher - Desde o início do ano a FETAEP (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná) e os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do Paraná (STTR) vêm se organizando e planejando uma série de eventos e ações em torno da mulher trabalhadora rural agricultora familiar. Ao todo, serão mobilizadas cerca de 3000 mulheres em 20 eventos por todo o Paraná (relação de municípios abaixo). As ações ocorrem em parceria com o Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Entre os temas discutidos, a violência doméstica segue em destaque – visto que os índices demonstram que ela ainda é uma triste realidade paranense. Segundo dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP-PR), o Paraná registrou em 2023 mais de 231 mil casos de violência contra a mulher. Uma alta de 11,6% se comparado com o ano de 2022, quando foram registradas 207.805 ocorrências. Já no que diz respeito exclusivamente à violência em âmbito doméstico esses índices também subiram. Ao todo foram 67.794 casos em 2023; contra 57.996 registrados em 2022.

“No entanto, é preciso considerar que as mulheres do campo nem mesmo aparecem nesses índices, uma vez que ainda sofrem diante de outro problema social: a Invisibilidade”, pontua a secretária de Mulheres da FETAEP, Ivone de Souza – que já segue em agenda pelo interior do Paraná. Muitas, devido ao isolamento, desconhecem seus direitos perante a família e a sociedade - deixando de buscar seus direitos pelo simples fato de os desconhecerem. “E é justamente aí que entra a atuação da FETAEP, que leva informação até o campo por meio de eventos e seminários”, afirma.

Além desse tema, os encontros pretendem também abordar junto ao público feminino questões em torno das políticas públicas conquistadas pelo Movimento Sindical, dos direitos previdenciários, da saúde feminina, da agroecologia, do empreendedorismo, da educação financeira e de oportunidade de renda. “Tudo com o objetivo de propiciar mais autonomia à mulher no que diz respeito à renda e ao seu protagonismo tanto dentro quanto fora da família”, comenta Ivone de Souza.

Os eventos serão realizados nos seguintes municípios: São Jorge do Oeste, Assis chateaubriand, Agudos do Sul, Icaraíma, Altônia, Contenda, Vitorino, Clevelândia, Umuarama, Sapopema, Almirante Tamandaré, Arapongas, Paranavaí, Araruna, Ivaiporã, Moreira Sales, Curitiba e Cantagalo.

Agenda de eventos

DATA

REGIONAL

MUNICÍPIO

05/03

Sudoeste

São Jorge do Oeste

07/03

Oeste

Assis chateaubriand

07/03

Curitiba

Agudos do Sul

08/03

Noroeste Umuarama

Icaraíma

08/03

Curitiba

Contenda

08/03

Noroeste Umuarama

Altônia

08/03

Sudoeste

Vitorino

08/03

Sudoeste

Clevelândia

09/03

Noroeste Umuarama

Umuarama

13/03

Norte Pioneiro

Sapopema

14/03

Curitiba

Almirante Tamandaré

14/03

Norte

Arapongas

15/03

Noroeste Paranavaí

Paranavaí

19/03

Campo Mourão

Araruna

20/03

Vale do Ivaí

Ivaiporã

21/03

Campo Mourão

Moreira Sales

22/03

Curitiba

Curitiba

26/03

Centro Sul

Cantagalo