sexta-feira, 17 de outubro de 2025
FETAEP e representantes da cadeia do leite constroem pauta de reivindicações da agricultura familiar

Depois de dois dias de intensos debates (16 e 17 de outubro), a FETAEP e os representantes da cadeia produtiva do leite construíram uma pauta com as principais demandas da agricultura familiar do Paraná diante do momento de dificuldades enfrentado pelos produtores.
Durante o encontro, foram identificados três gargalos centrais que impactam diretamente o setor:
- A entrada de leite em pó importado e sua posterior reidratação em território nacional.
- A necessidade do Governo do Estado proibir essa prática de reidratação, que distorce o mercado e prejudica o produtor local.
- O reforço na fiscalização federal sobre os leites importados, garantindo condições justas de concorrência.
As discussões contaram com a participação de importantes lideranças e autoridades, entre elas o ex-deputado federal e produtor de leite Assis do Couto, o produtor e representante da cadeia do leite e ex-deputado estadual Pedro Ivo Ilkiv, o secretário da Fazenda do Paraná Norberto Ortigara, o deputado estadual Requião Filho, o deputado federal Elton Welter e assessores das deputadas Luciana Rafagnin e Ana Julia Ribeiro e do deputado Ricardo Arruda.
A partir dessas contribuições, a FETAEP está finalizando um documento com propostas concretas, que será entregue na próxima terça-feira (21) ao deputado Luis Corti, que está à frente da audiência pública que pretende aprofundar o debate sobre a crise leiteira e buscar soluções efetivas para o fortalecimento do setor