Notícia

sexta-feira, 01 de março de 2024

FETAEP e INSS estreitam relações

Com o propósito de abrir um canal de diálogo e comunicação é que a FETAEP visitou a Gerência do INSS

Com o propósito de abrir um canal de diálogo e comunicação é que a FETAEP visitou hoje a Gerência Executiva do INSS de Curitiba. Esta é a primeira agenda dessa atual diretoria da Federação - empossada em outubro - com a Previdência Social e com a gerente Silvana Bernardino. Estiveram representando a FETAEP, o presidente Alexandre Leal dos Santos, a secretária de Previdência Social, Ivone de Souza, e o assessor jurídico, Clodoaldo Gazolla.

Durante o encontro foram apresentadas à gerente executiva algumas pautas e demandas relativas aos trabalhadores rurais - principalmente no que diz respeito à concessão dos benefícios previdenciários ao segurado especial. Na ocasião, o presidente da FETAEP também pontuou a necessidade de ampliar no estado do Paraná o acesso dos Sindicatos ligados à Federação ao INSS Digital. “Nossa meta é capacitar e fornecer condições para que 100% da nossa base possa operacionalizar o sistema de dados do INSS Digital”, destacou.

Para o assessor jurídico, Clodoaldo Gazolla, o encontro foi muito positivo visto que houve a compreensao por parte do INSS quanto às demandas e aos anseios da Federacao. Em especial com relação ao enquadramento do agricultor segurado especial cadastrado no
CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica de Pessoa Física).

Para Silvana Bernardino essa proximidade é muito importante porque é a ponta que sai ganhando, no caso os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. "Estamos à disposição e o que não estiver ao nosso alcance levaremos ao INSS nacional", disse.

A secretária de Previdência da FETAEP, Ivone de Souza, aproveitou a ocasião para reforçar o convite ao INSS para o Seminário de Previdência da CONTAG, que acontecerá em Curitiba, nos dias 16 e 17 de abril. "Gostaríamos de ceder um espaço a vocês neste evento para que a nossa base possa sanar algumas dúvidas diretamente com a fonte", comentou Ivone.

Também participaram da reunião Anderson Ferreira de Lima, chefe do setor de Administração de Informações do Segurado; Manoela Lebarbenchon Massignan, técnica do Seguro Social; e Célia Maria Schultz Brandt, chefe do Programa de Educação Previdenciária (PEP).