Notícia

sexta-feira, 05 de agosto de 2011

Fetaep e Cohapar estreitam relações

Expectativa é firmar parceria para a construção de novas unidades habitacionais


Em reunião com a Cohapar, no dia 26 de julho, a Fetaep levou uma série de demandas da habitação rural ao presidente da Companhia, Mounir Chaowiche. Ademir Mueller, Aristeu Ribeiro, Mário Plefk e a assessora de Habitação Rural, Luciana Polizeli, saíram satisfeitos do encontro e animados com a perspectiva de firmar novas parcerias com a Cohapar, além de retomar antigos projetos.

Segundo Ribeiro, diretor de Habitação, a Fetaep espera contar com um subsídio de aproximadamente R$ 3 mil do governo para a construção de novas unidades habitacionais, além da isenção do ICMS dos materiais de construção. “A Cohapar também entrará com uma equipe de técnicos sociais de suas regionais para auxiliar a Fetaep no decorrer do projeto”, conta Ribeiro. 

A Fetaep também aproveitou o encontro para negociar uma forma de viabilizar o projeto que visa construir 45 casas de assalariados rurais de Querência do Norte pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). “Nosso objetivo é executar esse projeto em parceria com a Cohapar – que tem a estrutura necessária”, informa o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. Mounir Chaowiche manifestou interesse e, a partir de agora, ambas as entidades vão se articular com o Ministério das Cidades para verificar a legalidade de tal parceria. 

Outro tema discutido entre Fetaep e Cohapar foi retomar o Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH) – parado desde 2008 devido ao descumprimento da promessa do governo anterior que não entrou com o subsídio. “Na época, assinamos contrato com a Cohapar para viabilizar a construção de 200 residências. Agora, iremos retomar o contato com todas elas para verificar se ainda têm interesse”, diz Mueller. Opresidente da Cohapar assumiu o compromisso de priorizar o atendimento a essas famílias e deu o prazo de dois anos para quitar essa dívida.