Notícia

quinta-feira, 04 de junho de 2020

Fetaep discute retomada da economia em Curitiba e Região Metropolitana

Fetaep discute retomada da economia em Curitiba e Região Metropolitana

A Fetaep participou nesta quinta-feira (04/junho) de uma reunião na Prefeitura de Curitiba para discutir a retomada da economia em uma condição de monitoramento e controle da pandemia provocada pelo Covid-19. Foi a primeira reunião de um grupo de trabalho que vai propor ações integradas considerando alguns pilares considerados transversais que foram apresentados pelo Executivo Municipal: saúde, economia, mobilidade urbana e serviços públicos.


O presidente da Fetaep, Marcos Brambilla, destacou que a solução passa por ações inter e multidisciplinares com atenção a todos os elos da cadeia produtiva e de consumo, do agricultor ao consumidor. Em linha com o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Luiz Gusi, o dirigente da Fetaep também ressaltou a importante de um olhar para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “O cinturão verde da RMC é condição ao abastecimento de segurança alimentar da Capital”, disse Brambilla. No entendimento de Brambilla, encontrar uma maneira de retomar e estimular o consumo também é propor soluções para as dificuldades adicionais que o agricultor está enfrentando para acessar o mercado e para fazer frente aos prejuízos que ele está acumulando com a perda de produtos perecíveis.


O secretário Gusi falou da conexão com o varejo, em especial restaurantes e supermercados, que estão diretamente relacionados à retomada econômica em uma relação direta com o setor de alimentos. “Cadeia curta, de alimento seguro e diversificação, um novo modelo de resiliência e acesso”, propôs o secretário. Gusi citou o GT Agroalimentar, um grupo já instituído para discutir a segurança alimentar e que pode trazer importantes contribuições.
Robson Mafioletti, superintendente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) colocou o sistema a disposição para parcerias na linha da capacitação, treinamento e cooperação, com o objetivo de preparar e organizar os agricultores e a produção para esse novo momento da sociedade, que muda hábitos de consumo e produção. Jefrey Kleine Albers, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), destacou a preocupação com os preços dos alimentos, de forma que se possa garantir um preço justo nas duas pontas, tanto ao produtor como na gôndola do supermercado.


Ao final do encontro, Marcos Brambilla sugeriu o tom das ações a serem desenvolvidas: trabalho sustentável, com visão empreendedora. Organizados pela equipe da Prefeitura de Curitiba, a partir desse primeiro encontro o grupo terá uma agenda periódicas de reuniões, virtuais, para panejar e organizações as ações de retomada. Para Cris Alessi, da Agência Curitiba e Desenvolvimento, a premissa para retomada está em ações de responsabilidade coletiva, permeada pelo diálogo entre atores públicos e privados.


Também participaram do encontro representantes do Sebrae.