Notícia

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Fetaep apoia Tarde de Campo de Produção Orgânica em São José dos Pinhais

Iniciativa visa capacitar agricultores em produção orgânica de alimentos

 Nesta quarta (20), foi realizada no Rancho Caminho das Águas – Colônia Avencal, em São José dos Pinhais, a Tarde de Campo de Produção Orgânica. O evento, realizado em parceria do IDR-PR, do STTR de São José dos Pinhais, da Apromel e da Fundação Grupo Boticário, teve como objetivo discutir aspectos relacionados à manejo de solo, produção de bioinsumos, instalação de biofábricas e manejo fitossanitário com especialistas da área, visando capacitar um grupo de produtores de hortaliças na produção orgânica, alimentação segura e sem agrotóxico.

O evento contou com a participação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP), representada pelo secretário de Finanças José Amauri Denck, e pelo presidente do STTR de São José dos Pinhais, Afonso Rendak.

A programação do evento contou com apresentações sobre “Manejo do solo na produção orgânica”, com o engenheiro agrônomo Frederico de Cauduro; “Manejo de pragas e doenças na produção orgânica”, com o engenheiro agrônomo Magnun Silva; “Produção de microorganismos on farm”, com o engenheiro agrônomo Ícaro Peter; e “Produção de bioinsumos”, com o engenheiro agrônomo Lucas Deda.

O município de São José dos Pinhais é um dos principais produtores de hortaliças do Estado do Paraná. A produção de hortaliças movimentou mais de R$ 600 milhões, em 2022, o que corresponde a 75% do Valor Bruto de Produção (VBP). Atualmente, o município conta com 74 produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura.