Notícia

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Fetaep acaba com farsa de criação fraudulenta de Sindicato

Graças à atuação da Fetaep, criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Bela Vista da Coroba foi frustrada. No local onde deveria estar acontecendo a assembleia encontrava

No local onde deveria estar acontecendo a assembleia encontravam-se apenas senhoras tendo aula de tricô

No dia 22 de setembro, atendendo à convocação publicada no Diário Oficial da União (DOU) n° 166, de 30 de agosto de 2010, para a fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Bela Vista da Coroba, a Fetaep mais uma vez constatou que se tratava de uma criação fraudulenta. Ao chegar no local descrito no edital de convocação, o tesoureiro geral da Fetaep, Jairo Correa, o assessor jurídico, Carlos Buck, e a assessora do departamento de Organização Sindical, Maristânia Izê, não perceberam qualquer movimentação de pessoas para a realização da assembleia.

Visando comprovar a veracidade dos fatos lá encontrados, Jairo Correa solicitou a presença da escrevente autorizada do Serviço Notarial de Bela Vista da Coroba para a produção da ata notarial – documento com fé pública. Segundo a ata da escrevente Cleomar Schmidt Marcon, as únicas pessoas presentes no local em que deveria estar acontecendo a assembleia eram nove senhoras pertencentes ao Clube de Mães, que estavam tendo aulas de tricô, e não sabiam de assembleia alguma. “Outro fato interessante é que no edital publicado no DOU o local do evento não correspondia ao endereço publicado”, comentou o diretor da Fetaep.

O edital dizia que a assembleia aconteceria no Bosque Municipal Múltiplo Uso do município, porém o endereço publicado era do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bela Vista da Coroba. Diante disso, os representantes da Fetaep e a escrevente se dirigiram ao STR para verificar se a assembleia estaria acontecendo no referido endereço. “No entanto, mais uma vez constatamos a ausência de movimentação”, citou Jairo Correa.

Segundo as informações do edital, que convocava todos os trabalhadores rurais da agricultura familiar do município, as assembleias deveriam analisar as seguintes pautas: I – Discussão e aprovação do Estatuto Social; II – Criação e fundação do Sindicato; III – Eleição, apuração e posse da diretoria executiva, conselho fiscal e respectivos suplentes; IV – Assuntos gerais. “Porém, conforme verificamos, nada se concretizou”, disse.

A Fetaep lamenta esse tipo de atitude que só vem a enfraquecer a unicidade sindical, jogando no descrédito a organização sindical perante a opinião pública. De acordo com o assessor jurídico da Federação, Carlos Buck, o fato se tratou de mais uma autêntica farsa com a prática de atos fraudulentos por parte de pessoas que se aproveitam da inocência dos trabalhadores. “Diante das constatações, tomaremos as medidas cabíveis”, comentou.