Notícia

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Festival Regional Sul da CONTAG aconteceu no PARANÁ

Nos dias 26 e 27 de maio, Curitiba sediou o Festival Regional da Juventude Rural, realizado em parceria com as Federações do Sul: FETAEP, FETAESC e FETAG-RS, sob a coordenação da Regional

Nos dias 26 e 27 de maio, Curitiba sediou o Festival Regional da Juventude Rural, realizado em parceria com as Federações do Sul: FETAEP, FETAESC e FETAG-RS, sob a coordenação da Regional Sul da CONTAG. O objetivo da ação, segundo o secretário de Juventude da FETAEP, Marcos Brambilla, foi construir uma pauta mais focada nas questões da Região Sul para ser levada ao debate nacional, no Festival em Brasília. “Dessa forma, construímos um material com mais peso e conteúdo”, afirma. 

A abertura política contou com a presença de José Leitão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do coordenador de Jovens da FETAESC, Adriano Gelsleuchter, da secretária de Juventude da FETAG-RS, Josiane Cristina Einloft, do presidente da FETAEP, Ademir Mueller, do coordenador da Regional Sul e presidente da FETAESC, José Walter Dresch, da secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, e do secretário de Jovens da FETAEP, Marcos Brambilla.

Após, foi realizado o Ato da Juventude Rural no conconteudo do Ano Internacional da Agricultura Familiar. Dois debates foram realizados, o primeiro sobre “Juventude: acesso à terra e sucessão rural” e o segundo sobre “Desafios para a ação da juventude rural: modelo de desenvolvimento, educação, políticas de crédito, organização sindical e organização da produção”, apresentado por Antoninho Rovaris, secretário de Meio Ambiente da CONTAG.

O último dia do festival contou com a presença do secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier e do secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, que falou sobre “Políticas Públicas no âmbito da Reforma Agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário”.

Foram realizados trabalhos em grupo sobre os temas Juventude e Organização Sindical, Acesso à Terra, Educação, Cultura e Esporte, e Organização da Produção da Agricultura Familiar. A programação conta, ainda, com a leitura, aprovação e entrega da Carta Regional da Juventude Rural às autoridades estaduais e federal