Notícia

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Festival organizado pela Fetaep conectou a nova geração da agricultura familiar

"Conexão Campo Jovem" mobiliza juventude rural do Paraná


Mais de 400 pessoas participaram nesta quinta-feira (30) do 1º Festival Conexão Campo Jovem, organizado pela Fetaep através Secretaria de Juventude Rural. Foram 2 horas de uma intensa programação com informação, depoimentos e promoções técnicas e sociais. A iniciativa contou com o apoio do Senar-PR e dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todo estado, distribuídos nas 10 regionais da Fetaep.

Na abertura da programação o presidente da Fetaep Marcos Brambila falou da importância do processo de gestão, sempre focada, nos pilares econômico, social e ambiental. Uma perspectiva, segundo Brambilla, que deve ser aplicada não apenas na representação Federação e dos Sindicatos, como na base para o fortalecimento da agricultura familiar. Em sua mensagem o dirigente também destacou as dificuldades impostas pelo cenário atual: “desafiador, mas também de muitas oportunidades. Um momento que exige protagonismo do jovem agricultor familiar.”

Alexandre Leal dos Santos, secretário-geral e coordenador de Juventude Rural da Fetaep reforçou sobre a importância do trabalho do campo e do trabalhador rural no abastecimento das cidades. Ele também sobre as diversas oportunidades que o jovem encontra nos dias de hoje para fazer a sucessão no campo e seguir na agricultura. Para isso, lembrou Alexandre, esse jovem tem acesso a diversas linhas e programas de apoio previstas no Pronaf, o plano safra da agricultura familiar. Além de uma representação e apoio técnico e institucional que vem da Fetaep com orientação, capacitação e acoplamento no processo de sucessão.

O festival trouxe ainda depoimentos em vídeo de jovens agricultores de várias regiões do estado. Comum em todos eles, o fato de todos estarem assumindo responsabilidade de gestão e operação na propriedade ao lado dos pais. E que a opção por ficar no campo não impediu que eles estudassem, inclusive cursando programas de pós-graduação. Os jovens mostraram que a sucessão está cada vez mais fortalecida e favorecida. E que o campo oferece tantas ou mais oportunidades que a vida nos centros urbanos.

Durante a programação a Fetaep sorteou entre os participantes dez viagens técnicas (uma por regional) para Curitiba para conhecer de perto a estrutura e o trabalho da Fetaep em prol da agricultura familiar. Também foi sorteado um smartphone Samsung Galaxy. Entre as apresentações culturais, várias apresentações de jovens cantores, alguns deles agricultores familiares, interpretando canções que retratam a vida no campo.
Ao final do evento a coordenadora de jovens da Contag Mônica Bufon Augusto fez um convite para o 1º Festival Juventude Rural Conectada, de 6 a 8 de agosto de 2020.

Assista o 1º Festival Conexão Campo Jovem na íntegra em:

YouTube: https://youtu.be/KVxCGrPt5Co

Facebook: https://www.facebook.com/fetaep/videos/612592882705063

 

SORTEIO

Ao final do Festival, foram sorteadas 11 viagens técnicas e um celular Samsumg Galaxy

Veja os contemplados.

Viagens:

Cristiane Maria Trombetta Dallemole - Mariópolis/ Regional 1

Isabela Albuquerque - Santa Helena - Regional 2

Luiz Fernando Assalin Passamani - Cidade Gaúcha - Regional 3

Keller Cristina Nicodemo de Souza - São Jorge do Ivaí - Regional 4

Odair Rodrigues dos Santos - Barbosa Ferraz - Regional 5

Luiz Fernando Vidal Soares - Primeiro de Maio - Regional 6

Jéssica de Almeida Lopes - Guapirama - Regional 7

Wagner Mendes Buava - Cantagalo - Regional 8

Sofia Angélica Jeanfelice - Jardim Alegre - Regional 9

Elisete Scremin da Silva Iovato - Bocaiúva do Sul - Região 10

Vagner Matheus Hreciuk - Irati Regional 10

 

Celular Samsumg Galaxy:

Maria de Fátima de Carvalho - Arapongas - Regional 6