Conheça o Espaço FETAEP

24/06/2020 | Comunicação/Imprensa

Fazenda urbana ajuda na harmonização entre produtor e consumidor

Fetaep na inauguração de Fazenda Urbana em Curitiba

Inaugurada nesta quarta-feira, 24, em Curitiba, a primeira Fazenda Urbana do Brasil. Em uma área de 4.435m² ao lado do Mercado Regional do Cajuru, o parque agroalimentar conta com o que há de mais moderno em modelos de plantio e uso de energias renováveis. Marcos Brambilla, presidente da Fetaep, esteve presente na cerimônia, representando o produtor familiar.

A estrutura irá promover a difusão de práticas, técnicas e pesquisas em agricultura dentro do ambiente urbano e também a organização comunitária, a fim de educar social, alimentar e ambientalmente a população.

Na Fazenda Urbana de Curitiba mais de 60 variedades agrícolas orgânicas são cultivadas, com a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais (pancs). O complexo possui ainda estufas, central de compostagem, banco de alimentos, cozinha escola e um contêiner que funcionará como sala de aula. 

O espaço foi criado a partir de uma proposta da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, sendo que o projeto foi feito em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, ressalta que Fazenda Urbana representa a concretização de um sonho. Tem a ver com abastecimento e segurança alimentar, mas também com educação ambiental e sustentabilidade. Segundo o Gusi, o projeto tem como objetivo promover e divulgar as práticas e técnicas da agricultura urbana e organização comunitária.

Brambilla destaca que a Fazenda Urbana representa um marco e uma quebra de paradigma na relação entre campo e cidade. No contexto da sustentabilidade, produção e consumo não podem e não devem ser dissociados. “Segurança e abastecimento alimentar é responsabilidade compartilhada, um ecossistema formado e movimentado por agentes do mundo urbano e rural”, diz Brambilla. O dirigente também se colocou à disposição do município, através da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para ser um parceiro ativo da Fazenda Urbana. “Os agricultores familiares têm muito a contribuir e mais ainda a aprender com essa iniciativa singular e pioneira da Prefeitura de Curitiba na valorização da produção de alimentos e na harmonização das relações entre agricultor e consumidor”.

(com informações de Agência de Notícias/Prefeitura de Curitiba) 

 

 

Informações sobre o Seguro para Agricultor Familiar e Assalariado Rural.
Sistemas de Arrecadacao da FETAEP

Cotação Agrícola

Cotação Agrícola da DERAL/SEAB
Jornal da FETAEP
jornais
Voz da FETAEP
vídeos

FETAEP - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná

Rua Piquiri, 890 - Rebouças - Curitiba - CEP: 80230-140 | Fone: (41)3149-9200 | Fax: (41)3222-1788 | E-mail: fetaep@fetaep.org.br