Notícia

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Debate foca na Década da Agricultura Familiar

Veja como participar! É amanhã

 

A Fetaep, Contag e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agrircultores Familiares promovem no próximo dia 28 de outubro um WEB Debate sobre a Década da Agricultura Familiar - 2019-2028, convocada pela ONU/FAO. Todos os agricultores famíliares, assalariados, jovens, dirigentes sindicais, técnicos da Seab e IDR estão convidados a participarem. O evento será pela plataforma ZOOM. 

 

DÉCADA DA AGRICULTURA FAMILIAR
28 de outubro de 2020 - 14:00 horas

Link para entrar na reunião Zoom
https://zoom.us/j/92961728601?pwd=TGF4QUFJTEJCYUprYWxMK01Id0FxZz09

ID da reunião: 929 6172 8601
Senha de acesso: fetaep

 

Mas o que é Década da Agricultura Familiar?

Quando se estabelece políticas públicas adequadas e propícias à Agricultura Familiar a sociedade inteira desfruta de uma vida digna, com emprego, renda e produtos saudáveis.

Por este motivo foi organizada uma campanha que busca melhorar a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares do mundo.

Com esta convicção a Costa Rica apoiada por mais 14 países colocou em debate na assembleia da ONU a aprovação da Década da Agricultura Familiar. Assim, em 2017 a ONU aprovou A DÉCADA DA AGRICULTURA FAMILIAR – 2019-2028, que deverá ser marcada com ações em prol da Agricultura Familiar e do desenvolvimento sustentável, buscando a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões.

Década da Agricultura Familiar 2019 -2028.

Na América as instituições que organizam as ações da DÉCADA DA AGRICULTURA FAMILIAR são:

  • COPROFAM: Confederação das Organizações da Agricultura Familiar do Mercosul
  • RELACC: Rede Latinoamericana de comercialização comunitária PDRR: Programa de Diálogo Rural Regional para a América Central e República Dominicana.
  • CNAF: Rede Costarricense de Agricultura Familiar

A DÉCADA DA AGRICULTURA FAMILIAR é ainda apoiada pela OXFAM Internacional, IFOAM Organics International, Action Aid International, Slow Food Internacional, Foro Rural Mundial-FRM, Representante de Mujeres Rurales, Representante de la Juventud Rural.

Devido à importância desta mobilização a CONTAG aderiu ao movimento trazendo para este diálogo todas as suas federações e sindicatos.

O objetivo é Fortalecer os Espaços Existentes. Criar grupos para dialogar com governos em propostas de aumento de produção de alimentos saudáveis e, em especial, mercados. Fortalecer políticas de acesso a mercados públicos como COMPRAS GOVERNAMENTAIS, através de Associações e Cooperativas, que ampliam a inserção de agricultores em mercados.

Com as dificuldades geradas pela pandemia do COVID 19 é fundamental que organizações comprometidas com o desenvolvimento da Agricultura Familiar coloquem em debate a importância da sua reprodução e seus sistemas sustentáveis de produção de alimentos.

O que se pretende?

  • Melhor inclusão dos agricultores e agricultoras e suas organizações na definição e implementação de políticas, programas para Agricultura Familiar;
  • Apoio dos governos aos Agricultores Familiares e suas organizações, em especial, as cooperativas;
  • Maior participação dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no diálogo e na implementação de políticas públicas com medidas de curto, médio e longo prazos.

"A crise é uma oportunidade de renovação para a Agricultura Familiar, que nos trará produções mais sustentáveis, mais transformação da produção, melhor participação e profissionalismo no campo." (Documento da Contag sobre o evento)

*com informações da Contag e Fetaep