Notícia

segunda-feira, 11 de março de 2013

Escuta Itinerante do SUS chega ao Paraná

O Paraná foi uma das paradas da Escuta Itinerante que tem como objetivo ouvir os usuários do SUS sobre os principais problemas enfrentados nos municípios rurais.

 

O Paraná foi uma das paradas da Escuta Itinerante que a equipe da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde, em parceira com a CONTAG, está fazendo em todas as regiões do Brasil. O objetivo é ouvir os usuários do SUS sobre os principais problemas enfrentados nos municípios rurais. O encontro, que aconteceu nos dias 11 e 12 de março, em Curitiba, contou com a participação do presidente da Fetaep, Ademir Mueller, da secretária de Políticas Sociais, Marucha Vettorazzi, do secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, de representantes da Ouvidoria Geral do SUS e da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Socorro Souza.

 

A partir dessas escutas itinerantes e qualificadas, espera-se que sejam acumulados subsídios para contribuir para a solução de problemas relativos às demandas de saúde das populações do campo e da floresta, com destaque para o alcance dos objetivos e resultados propostos na Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. As três esferas do governo (União, estados e municípios) têm compromissos assumidos referentes ao fortalecimento do SUS no campo, por meio de ações e serviços de promoção, proteção, assistência e recuperação da saúde, conforme a Portaria nº
2.866/2011, e a pactuação na Comissão Intergestora Tripartite (CIT), sob a Resolução Nº 3, do Ministério da Saúde, em 2011.

 

José Wilson reforça a importância dessa parceria entre a CONTAG e o Ministério da Saúde para fazer a escuta. “É fundamental que a própria Ouvidoria vá aos estados escutar o que os usuários têm a dizer. O MS tem vários instrumentos de escuta, como por telefone no número 136, e a Carta SUS. Mas, é extremamente importante esse contato direto, ver e sentir a realidade de cada população”, avalia.

 

A escuta itinerante é uma ação articulada a uma agenda mais ampla. O próximo passo será a integração de todos os segmentos do SUS, que são os usuários, os trabalhadores em serviço de saúdeos gestores públicos e prestadores de serviço, abrangendo 19 estados, através de um projeto da Confederação conveniado com o Ministério da Saúde. O objetivo é mobilizar e capacitar para uma intervenção qualificada nos espaços de controle social do sistema e para construir as bases necessárias para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. “Outro avanço será a pactuação, construção e instalação de 10 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest’s “Rurais”), com um olhar diferente para o campo, atuando em regiões onde predomina a mão-de-obra assalariada, produção de monocultivo e uso de veneno, e em localidades de atuação do agronegócio”, completa José Wilson.


 

Com informações da Contag.