Notícia

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ENFOC Regional Sul conclui formação

Rede de Educadores Populares do Movimento Sindical sai ainda mais fortalecida desse processo formativo.

Mais uma etapa formativa cumprida pelo MSTTR. A 5ª turma da ENFOC Regional Sul concluiu o 3º módulo da formação, realizado no Rio Grande do Sul, de 16 a 22 de outubro, que contou com a presença do secretário de Formação da CONTAG, Juraci Souto. A temática central desse 3º módulo foi construída com base no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. As duas etapas anteriores foram realizadas no Paraná, no mês de maio, e em Santa Catarina, em julho.

A conclusão do processo formativo foi encerrada pela “transformatura” – termo adotado pela Escola em virtude da grande transformação que a formação representa na vida do educando(a). A cerimônia foi marcada pelo sentimento de comprometimento, mas também de responsabilidade. O assessor da Regional Sul da Contag, José Lourenço Cadoná, ficou bastante emocionado ao ser escolhido como “Padrinho” dessa 5ª Turma Regional.

PARANÁ na ENFOC Regional

O Paraná foi representado por 14 educandos, sendo 10 novos que, a partir desse módulo, passarão a se somar à rede de educadores e educadoras populares do Estado. Todos terão o papel e a missão de articular e dinamizar a formação do MSTTR nos municípios e comunidades. O Paraná também contribuiu com no processo formativo com a presença dos educadores Éder de Oliveira, da 4ª Turma Regional; e de Delcineia Whestphal e Mery Terezinha Halabura, ambas da 5ª Turma Nacional.

Para a FETAEP é de suma importância o envolvimento dos Sindicatos com esta Escola, que é do Movimento Sindical e há 10 anos vem trabalhando com a formação político sindical e com a troca de saberes. “Já temos vários educadores populares no Paraná e foi uma honra fazer parte dessa 5ª turma. Não tenho dúvidas de que juntos vamos começar um grande trabalho em nosso Estado”, afirmou o secretário de Formação e Organização Sindical da FETAEP, Cláudio Rodrigues, que foi um dos educandos dessa 5ª turma. Para ele, é preciso mudar a forma já ultrapassada de trabalhar dentro do sindicalismo. “Porém, para que isto ocorra, é preciso resgatar a militância, a ética e a moral das pessoas que estão representando nossos trabalhadores e as nossas trabalhadoras rurais através de nossos Sindicatos”, afirma Rodrigues.

Como ação de trabalho, continua ele, já foi definido o encontro entre educadores(as) da Rede da ENFOC do Paraná para os dias 16 e 17 de novembro. O objetivo é montar estratégias regionais de GES (Grupo de Estudo Sindicais) para o próximo ano. “Também já definimos que iremos começar pela Regional 03, com um grupo de 32 dirigentes que irão iniciar a ENFOC Regional do Paraná, com cinco módulos de 03 dias”, adianta Rodrigues.