Notícia

segunda-feira, 28 de maio de 2018

ENFOC Regional chega ao Norte do Paraná

1º módulo foi realizado em Tamarana.

Mais uma Regional Sindical da FETAEP inicia a Escola Nacional de Formação da CONTAG. Trata-se da Regional Norte que, assim como outras regionais, reconheceu neste novo formato de atuação uma outra maneira de fortalecer a prática sindical da base. O 1º módulo aconteceu em Tamarana, de 23 a 25 de maio, e reuniu 43 educandos, entre jovens, mulheres, terceira idade e dirigentes sindicais. O tema discutido neste primeiro encontro foi “Sujeito, Identidade, História e Concepção”.

A construção do tema “Sujeito e Identidade” foi realizado com a colaboração das educadoras populares Adenilda Korchak e Solange Santos. Já o diálogo em torno do Programa Nacional de Formação (PNF), do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável (PADRSS) e do Plano Sustentar foram conduzidos pelas assessoras da FETAEP, Paula Shirata e Luciana Polizeli. A vivência pedagógica foi realizada numa aldeia indígena do município de Tamarana e o diálogo pedagógico realizado pelo assessor Evalton Turci.

Nova metodologia - Visando otimizar os recursos financeiros para realização dos demais módulos da Formação, a diretoria da FETAEP e a secretaria de Formação optou por alterar a metodologia de trabalho. A partir desse módulo, as oficinas de autoformação e o aprofundamento temático passaram a ser realizados dentro do próprio módulo – visto a atuação ativa dos educadores populares da Regional. “Desta forma, o grupo já sai do 1º módulo com a construção da matriz pedagógicA do 2º módulo pronta, otimizando custos e tempo”, adianta o secretário de Formação, Cláudio Rodrigues.

O 2º módulo, que tratará sobre História, Concepção e Prática Sindical, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de junho, no município de 1º de Maio.