Notícia

sexta-feira, 09 de dezembro de 2022

Encontro de Políticas Sociais da Fetaep tratou da qualidade de vida no campo

Palestras envolveram temas e políticas públicas fundamentais para a vida rural

O Encontro de Políticas Sociais realizado na Fetaep, em Curitiba, nesta semana foi um sucesso. O evento, que foi realizado pela Secretaria de Políticas Sociais da federação, contou com a participação da diretoria da Fetaep e da Fetarp e o apoio do Senar-PR, reuniu coordenadores (as), representantes e assessores regionais, dirigentes sindicais e funcionários de sindicatos de todo o Paraná, além de jovens e mulheres agricultores  e agricultoras que participaram pela primeira vez das ações da Fetaep.

A programação do encontro contou com palestras relacionadas a importantes temas destinados às mulheres e aos homens do campo, envolvendo políticas públicas fundamentais. No primeiro dia, foi falado sobre as maneiras de recuperar a auto-estima, com Goretti Bussolo, que é a responsável pela área de Política para Mulheres da Casa Civil, no Paraná; a manutenção da saúde na terceira idade, com o médico Fernando Castellano, especialista em saúde da pessoa idosa; agroecologia com a engenheira agrônoma Simone Richter; a experiência prática de um projeto de alimentos orgânicos nas escolas de Tijucas do Sul, com a mestre em educação Rosana Aparecida da Cruz; a importância da mulher no campo, com a secretária de Mulheres e Políticas Sociais da FETAEP, Ivone Francisca de Souza; e a sistemática da violência contra a mulher, com a delegada de polícia aposentada Márcia Rejane Vieira Marcondes.

No segundo dia, Rafael Montanari Durlo, economista do DIEESE-PR, falou cobre conjuntura econômica e do mercado de trabalho. Leni Silva de Araújo, responsável técnica de práticas integrativas da SESA PR, tratou das PIC´s práticas integrativas e complementares de saúde, e, por fim, o tema foi Previdência Social Rural, com o assessor jurídico da FETAEP Clodoaldo Gazolla.

O encerramento do evento foi feito pela diretoria executiva da FETAEP, com a participação do presidente Marcos Brambilla; a secretária de Políticas Sociais e Mulheres Ivone Francisca de Souza o secretário de Finanças e Administração José Amauri Denck; o secretário-geral, de Jovens, Agrária e Meio Ambiente Alexandre Leal dos Santos; e o presidente da FETARP Claudinei de Carli. Os dirigentes reforçaram a importância da defesa das pessoas do campo, do desenvolvimento de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares e assalariados rurais. “Este evento trouxe informações importantes e ideias novas para quem é do campo, com alternativas de renda, cuidados com a saúde física e mental e a responsabilidade pelo bem-estar de todos”, comentou Ivone no encerramento.