Notícia

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Encontro de Meio Ambiente da CTB contou participação dos rurais

A CTB do Paraná, com o apoio da Fetaep e do Senar, realizou nos dias 18 e 19 de outubro, o seu primeiro I Encontro Estadual de Meio Ambiente

Mário Plefk, secretário de Meio Ambiente, coordenou a mesa redonda "Análise de Conjunturas Internacional, Nacional e Estadual".
 
 
 
 


A CTB do Paraná, com o apoio da Fetaep e do Senar, realizou nos dias 18 e 19 de outubro, o seu primeiro I Encontro Estadual de Meio Ambiente. O evento, que teve como objetivo aprofundar o entendimento sobre os reflexos práticos na preservação dos recursos naturais e debater questões acerca do Código Florestal, contou com grande participação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais – os maiores interessados no tema. Durante a abertura, o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, agradeceu a atuação da CTB em acampar temas que defendem as ações no campo, como o meio ambiente.
 
Para ele, a CTB é uma das poucas Centrais que atende urbanos e rurais de igual maneira.”Percebemos o reconhecimento de vocês pelas nossas causas, principalmente no que diz respeito às dificuldades em torno da legislação ambiental”, diz Mueller. A agricultura familiar, continua ele, sabe e reconhece a importância de se preservar o meio ambiente. “No entanto, lutamos por um equilíbrio com sustentabilidade e, ao nosso ver, essa questão deve ser tratada como um problema social também”, reintera.
 
A Contag também participou do encontro, sendo representada pelo sociólogo, mestre em Desenvolvimento Rural, Elizário Toledo. De acordo com ele, o maior desafio do Movimento Sindical é propor uma reflexão sobre as perdas da natureza e o papel da agricultura na preservação. "O Brasil é um dos países que mais consome agrotóxicos no mundo. E como fica o meio ambiente, além da nossa saúde? questionou durante a abertura.
 
O secretário de Meio Ambiente e vice-presidente da Fetaep, Mário Plefk, coordenou os trabalhos da mesa redonda “Análise de Conjunturas Internacional, Nacional e Estadual”. Segundo ele, está foi a primeira vez que viu trabalhadores urbanos e rurais discutindo o mesmo tema. “Todos estão de parabéns, pois a questão ambiental deve e precisa ser pensada de forma universal. É o interesse de todos que estamos defendendo”, ponderou.