Notícia

segunda-feira, 03 de dezembro de 2012

Empreendedor Rural reuniu produtores e autoridades

A solenidade foi realizada no dia 3 de dezembro, no Expotrade, em Curitiba

A solenidade de premiação e encerramento das atividades das turmas do Empreendedor Rural 2012 foi especial. Esse ano o evento completou dez anos de implantação do programa e os 20 anos de criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR), um de seus idealizadores em parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Paraná (Fetaep), Sebrae-PR e Federação da Agricultura do Paraná (Faep). Cerca de 4,5 mil pessoas, entre empreendedores, líderes rurais, jovens agricultores aprendizes, participantes do Mulher Atual, presidentes e diretores dos sindicatos patronais e de trabalhadores rurais de todo o estado, bem como diretores e colaboradores do Sistema Faep/Senar, Sebrae-PR, Fetaep e políticos.

Quem participou do evento teve a oportunidade de visitar estandes de empreendedores que já implantaram seus projetos, consistindo em uma oportunidade para a troca de experiências entre os produtores paranaenses. Para o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, o Programa é uma oportunidade para os produtores rurais, pois envolve educação, orientação e técnica, tornando o trabalho dos agricultores ainda mais produtivo. “A Fetaep faz parte da realização desse projeto e acredita que ele possa ajudar a desenvolver aptidões como liderança e empreendedorismo nos agricultores. Em uma década de trabalho, temos muitos casos de sucesso”.

A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, comentou o orgulho de ser paranaense e de fazer parte de uma família de produtores, afirmando que a agricultura gera um terço das exportações brasileiras, é um setor estratégico para o país, por isso o governo está elaborando um plano integrado de desenvolvimento que reúne vários ministérios e a participação de todos os setores produtivos.

O governador Beto Richa parabenizou os parceiros realizadores do evento, com destaque para a Fetaep, e fez um resumo sobre seu governo e as prioridades da agricultura, fazendo uma projeção para o futuro. Ressaltou a grande importância da agricultura no Paraná e nos cenários nacional e internacional.

Também participaram do evento a senadora Kátia Abreu, o secretário da Agricultura Norberto Anacleto Ortigara, o prefeito de Pinhais Luizão Goulart, o Deputado Federal Osmar Serraglio – que é coordenador da bancada federal do PR, entre outras autoridades.