Notícia

quarta-feira, 08 de dezembro de 2010

Empreendedor Rural 2010 reuniu 4 mil trabalhadores

Norberto Ortigara foi anunciado como novo secretário da Agricultura pelo governador eleito, Beto Richa

O presidente da Fetaep, Ademir Mueller, participou – no dia 03 de dezembro – do Encontro Estadual de Empreendedores Rurais. O evento aconteceu no Expotrade, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), e premiou os melhores projetos do programa Empreendedor Rural, desenvolvido pelo Senar-PR e Sebrae, em parceria com Fetaep e Faep. Dez trabalhos foram selecionados e os três primeiros colocados ganharão uma viagem técnica.

Durante a solenidade de abertura, Mueller elogiou o programa e as mudanças que ele proporcionou ao meio rural. “Parabenizo todos os agricultores e trabalhadores, homens e mulheres, aqui presentes que participaram de cursos de qualificação profissional do Senar, dentre os quais destacamos o ‘Mulher Atual’, o ‘Jovem Agricultor Aprendiz’ e, mais particularmente, o ‘Programa Empreendedor Rural’ – que é uma excelente ferramenta de estímulo aos jovens e às mulheres”, salientou.

Também participaram da abertura, o presidente da Faep, Ágide Meneguette, o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Allan Marcelo de Campos Costa, além de parlamentares estaduais e federais.O objetivo do encontro foi promover a integração entre os agricultores, compartilhando experiências e ao mesmo tempo reafirmando as inúmeras perspectivas de trabalho e oportunidades oferecidas pelo espaço rural. 

O governador eleito do Paraná, Beto Richa, anunciou durante o evento Norberto Ortigara como novo secretário da Agricultura, Abastecimento e Pecuária do Paraná. O anúncio foi feito para mais de quatro mil produtores rurais e lideranças sindicais que estava, no Encontro Estadual do Programa Empreendedor Rural 2010. Segundo Beto Richa, a escolha atende a critérios técnicos e também às sugestões das próprias lideranças sindicais. "É uma pessoa com capacidade, competência e que tem atuado no setor de forma sempre democrática e transparente", disse Richa, referindo-se à atuação de Ortigara na secretaria de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba.

O governador eleito também anunciou a criação da Agência de Desenvolvimento do Paraná e a implantação do Instituto de Defesa Agropecuária. "Meu governo dará ênfase especial a essas duas questões fundamentais. A Agência de Desenvolvimentos foi proposta por entidades representativas da agricultura e será um suporte aos novos empreendedores", ressaltou Richa. 

A
Fetaep comemorou a indicação e se sentiu muito valorizada, uma vez que já havia comentado com pessoas ligadas ao governo de que Norberto seria uma ótima indicação. “Ficamos muito contentes com a indicação do governador”, disse Mueller.

Norberto Ortigara é economista, nascido em Frederico Westphalen (RS) e está no Paraná há quatro décadas. Segundo ele, a Agência de Desenvolvimento, confirmada pelo futuro governador, "buscará oportunidade comerciais, recursos para manejar incentivos fiscais e todo suporte para que agroindústrias sejam atraídas e fortalecidas em todo o Estado".

Na sequência, os participantes assistiram à palestra da cientista política e colunista da rádio CBN, Lúcia Hippolito. Na parte da tarde, a programação incluiu palestra para as lideranças sindicais com o escritor Carlos Alberto Almeida e de Nelma Penteado para as mulheres do curso Mulher Atual. Em paralelo, acontecem as apresentações dos projetos empreendedores que concorrem ao  Concurso Melhor Projeto Empreendedor Rural 2010 e atividades com os participantes do programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA).