Notícia

terça-feira, 26 de março de 2024

Em Campo Mourão, FETAEP dialogou com jovens do campo

Pela 1ª vez, FETAEP participa da 21ª Feira Agropecuária do Centro Universitário Integrado

As conquistas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Agricultores(as) Familiares foram apresentadas pela FETAEP – pela 1ª vez – na 21ª Feira Agropecuária do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, no último sábado, dia 23 de março. Estar presente na Feira – que é um ponto de encontro entre produtores, estudantes, professores e especialistas – representa um marco para a Federação. “Estreitamos relações com a instituição de ensino superior e estamos confiantes de que novas parcerias virão a partir dessa iniciativa”, pontua a secretária de Juventude da FETAEP, Tainá Guanini, que esteve presente.

Segundo ela, dialogar diretamente com a juventude do campo – visto que a maioria dos estudantes de Ciências Agrárias vem da agricultura familiar – está entre as prioridades desta nova gestão da Federação, visto que o futuro é agora. “E foi isso que fizemos neste final de semana ao apresentar as políticas públicas, em especial as linhas do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário) voltada à juventude”, salientou a secretária.

No entanto, não foi só isso. Em nome da FETAEP, o grupo participante também dialogou sobre o papel da mulher na agricultura familiar e a importância do seu empreendedorismo. Produtos da agricultura familiar e sementes crioulas também foram expostos para venda.

Participantes - Estiveram também presentes o representante sindical da Regional Campo Mourão, Adair De Lazari, a presidente do STTR de Apucarana, Laíde Lopes Suzuki, acompanhada da funcionária Jéssica de Souza Moreno; o assessor da Regional Campo Mourão do convênio IDR/FETAEP, Renaldo Chagas; os dirigentes sindicais José Brugnara e Adenilda Korchack, representando a Cercopa; e a zootecnista e veterinária Thaysa Mazzo Mura.

Encaminhamentos - Como fruto da participação da FETAEP nesta Feira, relata Tainá Guanini, a Federação já possui uma reunião agendada com a coordenação do Centro Universitário para debater a possibilidade de firmar um Termo de Cooperação Técnica. ‘A partir desse encontro vamos avaliar a criação de parcerias com algumas vantagens para a juventude do campo, talvez até mesmo a criação de um projeto de extensão que esteja vinculado a agricultura familiar. Tenho certeza que essa iniciativa ramificará em várias outras”, relata confiante.  

A FEIRA - Uma série de atrações e novidades para os estudantes e produtores do município de Campo Mourão e região podem ser encontradas na XXI Feira Agropecuária do Centro Universitário Integrado. Entre elas, produtos, serviços, maquinários, implementos agrícolas, além é claro de informações.