Notícia

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Educação no campo em foco

Evento da APEC levanta as dificuldades para desenvolver a educação no campo com qualidade

A Coordenadora de Mulheres da Regional Centro Sul, Adenilda Korchak, e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarapuava, José Altamir de Souza, representaram a Fetaep em reunião realizada pela Articulação Paranaense por uma Educação do Campo, das Águas e das Florestas (APEC), em Guarapuava, na semana passada. A federação integra o movimento ao lado de outras 24 entidades, como universidades, movimentos sociais e sindicais.

Durante o encontro, foram discutidas as dificuldades enfrentadas para se realizar a educação no campo com qualidade. Entre os principais pontos levantados estão:

- Questões enfrentadas pelos alunos do campo na pandemia e no pós-pandemia, como a volta presencial das aulas, o não acompanhamento dos alunos nas aulas virtuais, a lacuna de aprendizagem que ficou entre o virtual e o presencial.

- Como preparar os professores do campo para que tenham conhecimento da realidade do meio rural e não haja tanta rotatividade de professores pelo PSS, que acaba prejudicando o aprendizado dos alunos.

- A inclusão das crianças com necessidades especiais nas escolas do campo e a falta de profissionais preparados e especializados para atender esses alunos.

- Como valorizar os pequenos agricultores dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), de forma que essa alimentação de qualidade chegue às escolas rurais e a produção local seja valorizada.

- Precariedade das estruturas físicas das escolas do campo. Muitas vezes, elas são deixadas de lado pelos governantes, fechadas por falta de estrutura, trazendo prejuízo para os alunos, que precisam de deslocar muito para estudar, ou acabam ficando sem estudar por causa do fechamento das escolas rurais e dificuldades de acesso a outras escolas.

As entidades que integram a APEC estudam agora formas de combater as dificuldades e criar novas possibilidades para a educação no campo, envolvendo o poder público.