Notícia

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Da lona preta à casa própria

Habitação rural chega a famílias do assentamento da reforma agrária Nova Fartura, de Saudade do Iguaçu.

Famílias do assentamento Nova Fartura, de Saudade do Iguaçu, comemoram a realização do sonho da casa própria mediante a parceria entre a FETAEP, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e o Banco do Brasil na execução do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), dentro do Minha Casa Minha Vida. No dia 12 de maio, os trabalhadores rurais atendidos pelo Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA) assinaram os contratos com o BB, que fará o repasse do subsidio para a construção das moradias. As obras das primeiras sete casas deverão iniciar em breve.

Segundo o secretário de Habitação da FETAEP, Aristeu Ribeiro, no passado essa responsabilidade cabia ao Incra. Porém, a partir da portaria 194 de dia 30 de abril de 2013, a construção de casas para famílias assentadas da reforma agrária puderam ser viabilizadas por outras entidades organizadoras. “Enfrentamos muita burocracia, além do normal, para organizar este primeiro grupo”, relata. De acordo com ele, a cada passo para a viabilização dos projetos a FETAEP precisava contar com a autorização do INCRA.

No entanto, os esforços valeram a pena. “Demos um importante passo em benefício dessas famílias que, no passado, esperavam muito tempo pela casa própria. Sem contar que, algumas vezes, essas casas acabavam nem saindo”, afirma o secretário.

Casas –

O tamanho das unidades dependerá da necessidade de cada família, com opções de dois e de três quartos – sempre seguindo os critérios do programa Minha Casa Minha Vida.

A família do agricultor Aparecido Ferreira dos Santos será uma das beneficiadas. Eles, que vivem no assentamento Nova Fartura desde 1998, estão ansiosos pela chegada da nova casa. “Fiquei muito embaixo de lona nessa minha vida”, relembra Aparecido. Segundo ele, o longo período de espera valeu a pena. “Em 1998, éramos em 170 famílias. Hoje somos um pouco mais de 70”, comemora sua resistência e dos demais quatro integrantes da família: dois filhos, esposa e cunhado. “Da lona preta à casa própria”, enfatiza sorrindo.