Notícia

terça-feira, 12 de março de 2024

Crise leiteira - pauta sobre a situação dos produtores de leite no Brasil e Paraná é entregue

Ministros Márcio Macedo e Paulo Teixeira recebem hoje o documento

Em Brasília, nos dias 11,12 e 13 de março a CONTAG, as Federações e os Sindicatos– incluindo a FETAEP – continuam as negociações referentes às crises leiteira e climática com vários Ministérios. Hoje (dia 12) a negociação vai acontecer no Palácio do Planalto com o ministro Márcio Macedo, chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, e com Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, entre outros ministros. O presidente da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, está presente e comenta quais são os dois pontos emergenciais da pauta.

“Estamos pleiteando a securitização de dívidas dos(as) agricultores(as) familiares para pagar em 10 anos, buscando com isso condições para liquidar a longo prazo e recuperar a sua capacidade de investimento”, informa. Além disso, continua Alexandre, o grupo pretende rediscutir a relação comercial de leite no contexto do Mercosul. “Queremos ajustes nos normativos que regulamentam a importação de leite do bloco e negociar com países membros um plano de cotas de importação e exportação de leite”, pontua.

No entanto, o Movimento Sindical também aponta outras necessidades para a cadeia produtiva do leite, como a criação do Instituto Nacional do Leite, com o papel de unificar e coordenar as ações interministeriais estratégicas; e a criação de uma política de cota de leite com a garantia de preço mínimo de referência para a Agricultura Familiar; além de aperfeiçoar o Programa de Garantia de Preço para a Agricultura Familiar (PGPAF).

Histórico - Desde o primeiro semestre de 2023 que o Sistema Confederativo CONTAG vem dialogando com o Governo Federal e propondo soluções emergenciais e estruturantes para minimizar a crise na atividade leiteira do país. São milhares de famílias que pararam ou estão na iminência de encerrar a produção de leite.