Notícia

terça-feira, 02 de março de 2010

Cresol chega a Nova Esperança e a Tamboara

A expansão das cooperativas na região conta com o apoio da Fetaep e do deputado federal Assis do Couto

Mais dois municípios do Norte do Paraná passaram a fazer parte do Sistema Cresol de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária. No mês de janeiro, foram inauguradas a Cresol Nova Esperança e Tamboara.

A expansão das cooperativas na região conta com o apoio da Fetaep e do deputado federal Assis do Couto, um dos fundadores do Sistema Cresol. No ano passado entrou em funcionamento a Cresol Marilena, e ainda no primeiro trimestre de 2010 serão inauguradas as unidades de Paranacity e Alto Paraná.

A inauguração das duas cooperativas contou com a presença do presidente da Fetaep, Ademir Mueller, do deputado federal, Assis do Couto, de prefeitos e vice-prefeitos da região, de vereadores, de representantes sindicais e da Emater. Além disso, representantes das organizações locais da agricultura familiar e da região também estiveram presentes.

Em Nova Esperança
a cooperativa está funcionando em anexo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O local foi ampliado e reformado para atender as exigências legais e melhor atender aos associados.

Para Ademir Mueller, a chegada da Cresol nos municípios representa um grande avanço não apenas à agricultura familiar, mas também ao município de uma forma em geral. Segundo presidente do STTR de Nova Esperança, Paulo Sérgio Hermínio Lucas, o sonho de criar a cooperativa no município vem desde 2007. “Uma cooperativa tem que nascer da vontade das pessoas, por isso foram realizadas muitas reuniões para discutir a ideia. Depois foi constituída uma comissão para avaliar o potencial do município para a instalação de um posto de atendimento da Cresol”, recorda. Os estudos confirmaram que seria viável implantar a cooperativa de crédito da agricultura familiar.

Para presidente da cooperativa de Nova Esperança, Benedito Pereira Cardoso, a instituição surge para auxiliar os agricultores familiares a melhorar as atividades produtivas e a qualidade de vida. “Sou produtor rural e conheço cada uma das dificuldades e angústias dos agricultores. Conheço essa classe trabalhadora que alimenta o país”, disse.

O deputado Assis do Couto enfatizou o papel das cooperativas de facilitar o acesso ao crédito e produtos que são ofertados ao quadro social. “Mas uma das grandes virtudes da Cresol é sua capacidade de investir localmente todo recurso captado, o que fortalece a economia local e promove o desenvolvimento local”, concluiu.