Notícia

terça-feira, 30 de abril de 2013

Contratações do PNCF estão suspensas

Programa só voltará a operar após a adequação no manual e no programa on-line SIG-CF de acordo com as mudanças ocorridas em janeiro de 2013

A Fetaep informa que o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) está passando por algumas mudanças e, em virtude disso, as contratações foram suspensas pelo agente financeiro. O funcionamento só voltará à normalidade após a adequação do manual do Programa e do sistema para contratação on-line de projetos, o SIG-CF, de acordo com as novas orientações. Segundo o secretário de Política Agrária da Fetaep, Marcos Brambilla, todas as mudanças precisam ser inseridas no manual e no programa a fim de orientar os novos financiamentos e padronizar a linguagem a ser seguida.

Mudanças PNCF - Entre as principais mudanças aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em janeiro desse ano estão a extensão da redução da taxa de juros para todos os contratos firmados em 2013 e a ampliação do teto de R$ 3 mil para todos os bônus e contratos. A taxa de juros passou de 5% para 2% e para os jovens rurais (de 18 a 29 anos) e para as famílias de agricultores em situação de pobreza, os juros são ainda menores, 1% e 0,5% respectivamente.

 

E o bônus pela boa negociação, de 10%, fica mantido para os casos em que na ocasião da contratação do financiamento tiveram direito a ele. "Esse é um ponto relevante entre o Paraná, pois nem todos os Estados têm conseguido obter esse benefício", afirma Brambilla.

Com informações do MDA.