Notícia

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Contag, Federações e sindicatos fazem mobilização nacional pela crise do leite

Nesta quarta (11) fouve atos simultâneos no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia

Diante da gravidade da situação atual dos produtores e produtoras de leite no Brasil, a CONTAG e as Federações e Sindicatos de alguns estados estão intensificando as mobilizações para chamar atenção do governo e da sociedade para essa questão. Nesta quarta-feira (11), foram articuladas ações simultâneas pelas Federações dos Trabalhadores Rurais Agricultures familiares dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia.
Em Dionísio Cerqueira, município de Santa Catarina, que faz fronteira com a Argentina, e divisa do estado do Paraná e Santa Catarina, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) mobilizaram mais de mil agricultores familiares e produtores de leite para cobrar medidas emergenciais para a crise do leite. No Rio Grande do Sul, a manifestação organizada pela Fetag-RS foi em Jaguarão, que faz a ligação com o Uruguai. Diversos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de municípios paranaenses fizeram atos esta semana em espaços públicos e em câmaras de vereadores, trazendo como pauta a crise do leite.
Além desses atos, foram realizadas na terça (10) audiências públicas, uma com o governo do estado do Paraná, na Assembleia Legislativa, em Curitiba, com a presença da Fetaep, da Contag e de STTRs da região, e outra com o governo federal, ocorrida em Brasília, na Câmara dos Deputados. "Ficamos no aguardo de anúncios do governo federal, que diminuam impacto na vida financeira de milhares de agricultores familiares do Paraná", comenta Alexandre Leal, secretário geral da FETAEP.