Notícia

quinta-feira, 10 de março de 2011

Congresso Trabalhadores Rurais debaterá futuro dos que vivem no campo

Repensar a prática sindical em busca de desenvolvimento sustentável aos trabalhadores do campo é uma das prioridades do Congresso

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de março o futuro dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Paraná estará sendo debatido por centenas de lideranças sindicais da área rural de todo o Paraná. Ao todo, representantes de aproximadamente 300 municípios participarão do 1° Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Paraná e também da eleição da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), gestão 2011-2015. A realização do Congresso é uma iniciativa da Fetaep que, com o evento, pretende propor uma nova forma de pensar a prática sindical no meio rural.

Para o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, o futuro dos trabalhadores rurais estará sendo debatido duplamente. “Primeiro, por conta das atividades do Congresso – que vai traçar ações e diretrizes de atuação da Federação para os próximos quatro anos. E, em segundo lugar, porque a eleição da nova diretoria acontecerá durante o encerramento do evento”, informa Mueller.

Investir em formação é um dos meios que a Fetaep tem em mente para repensar a prática sindical. “Somente com dirigentes bem capacitados e instruídos é que teremos um Movimento Sindical capaz de, realmente, lutar e dialogar em prol dos trabalhadores rurais”, enfatiza o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. Além da formação, continua ele, o Congresso também pretende traçar meios para ampliar as políticas públicas em benefício dos agricultores familiares e valorizar a atuação do assalariado rural.

Abertura - A solenidade de abertura do 1° Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais acontecerá na quarta-feira, dia 16, às 19h, no salão Nápoli, do Restaurante Madalosso, em Curitiba. Foram convidadas diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Beto Richa, o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, o secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, o presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais), Alberto Broch e o deputado federal, Assis do Couto, entre outros.

Programação - No dia 17, quinta-feira, a partir das 8h30, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para, cada um, fazer uma análise da conjuntura política, econômica e social do Paraná. Na sequência, eles discutirão o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) visando traçar diretrizes de ação para os próximos quatro anos da gestão da Fetaep. No período da tarde, será a vez de discutir assuntos específicos e cada comissão discutirá os seguintes pontos: Formação e Organização Sindical; Assalariados e Assalariadas Rurais; Política Agrária e Meio Ambiente; Política Agrícola; Políticas Sociais e Finanças e Administração. As atividades deverão ser encerradas às 18h.

No dia seguinte, sexta-feira (dia 18), das 8h30 às 11h, as comissões apresentarão à plenária os resultados obtidos durante os debates do dia anterior.  Após o debate, as principais propostas serão incluídas nos Anais da Fetaep – publicação periódica contendo desafios e metas para a próxima gestão que estiver à frente da Fetaep.

A partir das 11h será dado início ao processo de votação da nova diretoria da Fetaep, gestão 2011-2015, com a apresentação da chapa registrada. O intervalo entre às 13h30 e 16h30 será destinado para a votação. A partir das 16h40 será iniciada a apuração dos votos.

Eleição -
Além disso, pela primeira vez, a Fetaep realizará a eleição da próxima diretoria da entidade a partir das 11h, do dia 18. De forma democrática e transparente, ao propor a eleição por meio do Congresso, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura já coloca em prática a proposta de repensar a prática sindical. Atualmente, a Fetaep representa 301 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, englobando mais de 1,2 milhão de trabalhadores – entre eles agricultores familiares e assalariados rurais.